O clube do norte de Londres está privado de Gabriel e Kai Havertz durante várias semanas, enquanto Leandro Trossard e William Saliba estão em dúvida para a receção ao Brentford, esta quarta-feira, no campeonato. Gabriel Jesus, Viktor Gyökeres, Noni Madueke, Gabriel Martinelli e Martin Odegaard regressaram recentemente de lesão.
O Arsenal foi afetado por ausências na época passada, terminando no segundo lugar, mas "esta temporada foi a pior em certos aspetos, sobretudo no ataque e agora com o que está a acontecer na defesa", destacou Arteta em conferência de imprensa.
"Tirámos lições e conseguimos construir uma equipa muito mais sólida e com mais opções. Aprendemos também com o passado que é preciso utilizar os jogadores em diferentes posições se quisermos ser competitivos a este nível. O exemplo do Mikel Merino é o mais evidente", acrescentou.
O médio espanhol, que chegou em 2024 vindo da Real Sociedad, foi frequentemente utilizado na frente de ataque, devido à ausência de um ponta-de-lança de raiz. Na época passada, marcou nove golos em todas as competições.
No verão, o Arsenal foi protagonista no mercado de transferências, com as contratações de Martin Zubimendi, Christian Norgaard, Cristhian Mosquera, Eberechi Eze, Madueke e Gyökeres.
Apesar disso, e tendo em conta as várias lesões, "houve jogadores que tiveram de atuar em posições para as quais não estavam preparados. O facto de darem tudo para colmatar essas ausências foi fundamental nesta temporada", elogiou Arteta.
Os Gunners têm cinco pontos de vantagem sobre o Manchester City, atual segundo classificado, antes do início da 14.ª jornada. Frente ao Brentford, 10.º, num encontro que classificou como "vital, enorme", Arteta apelou aos adeptos para apoiarem a equipa ao máximo, "como autênticos animais".
