De acordo com David Ornstein, reputado jornalista do The Athletic que acompanha os gunners e a Premier League, os londrinos fizeram "avanços formais sobre os termos da troca, numa tentativa de fechar a transferência".
Segundo Ornstein, que mais tarde retirou a menção da confirmação por parte do Sporting, há "um princípio de acordo, com uma taxa inicial fixa de 63,5 milhões de euros, mais 10 milhões de euros (8,6 milhões de libras, 11,7 milhões de dólares) em objetivos, enquanto o agente do avançado abdicou da sua taxa para ajudar a facilitar o negócio".
"O Arsenal está em processo de conclusão de um acordo para contratar Viktor Gyokeres, depois de ter dado os passos finais nas negociações com o Sporting pelo avançado", garante a mesma fonte.
O avançado sueco já terá acordo com os gunners pelos quais vai assinar um contrato de cinco anos. Recorde-se que, a anterior proposta dos londrinos, de 65 milhões fixos, mais 15 milhões em bónus, apresentada no domingo passado, não foi suficiente para convencer a SAD liderada por Frederico Varandas.
Também o jornalista inglês Henry Winter garante que já há um "acordo virtual" entre os dois clubes, acrescentando que o agente do sueco, Hasan Çetinkaya, terá de ceder uma boa parte da sua comissão.
No sábado, o presidente do Sporting, Frederico Varandas, deixou um sério aviso aos pretendentes de que não iria um valor abaixo do mercado e não iria ceder às "pressões para facilitar a saída" depois de o avançado ter falhado a data para se apresentar em Alcochete.
Viktor Gyokeres foi comprado pelo Sporting há duas temporadas, contratado ao Coventry City, por 20 milhões de euros, com outros 4 milhões de euros por objetivos.

Desde então, fez 102 jogos oficiais e registou 97 golos e 27 assistências pelos leões, com quem tem contrato até junho de 2028.