O Edu deixou os gunners depois de recusar um novo e lucrativo contrato para prolongar a sua permanência no clube e, em vez disso, juntou-se ao proprietário do Nottingham Forest, Evangelos Marinakis, para trabalhar na sua rede de clubes.
O jornalista Fabrizio Romano afirma que Berta está em negociações avançadas com o Arsenal, que ficou impressionado com o seu trabalho no Atleti desde que se juntou ao clube em 2017. O italiano trouxe vários talentos para a capital espanhola, como Antoine Griezmann, Rodri, Jan Oblak, Julián Alvarez e Conor Gallagher.
O antigo médio do Arsenal Tomas Rosicky, que atualmente ocupa a mesma função no Sparta Praga, é considerado mais um candidato ao cargo. Outros candidatos são o CEO do Monaco, Thiago Scuro, e o ex-diretor desportivo do Manchester United Dan Ashworth, mas depois de Berta ter deixado o clube espanhol, ele é considerado a melhor opção.
Substituir Edu não será uma tarefa fácil, depois de o diretor ter levado o Arsenal de uma equipa abaixo das expectativas a um candidato consistente ao título nos últimos anos, sob o comando de Mikel Arteta.