A parceria Visit Rwanda, assinada há oito temporadas, tem sido cada vez mais alvo de críticas devido à escalada de violência no leste da República Democrática do Congo, uma região rica em minerais e que faz fronteira com o Ruanda.
A RDC acusa o Ruanda de apoiar e fornecer armas à milícia M23, que desde 2021 conquistou vastas áreas do território congolês.
O conflito já provocou milhares de mortos e originou uma crise humanitária, embora a RDC e o M23 tenham assinado recentemente um acordo de cessar-fogo e um quadro para a paz.
Em abril, os adeptos do Arsenal manifestaram-se contra a continuidade da parceria, que inclui o logótipo Visit Rwanda nas mangas das camisolas dos jogadores.
"O Arsenal e o Conselho de Desenvolvimento do Ruanda acordaram, de forma mútua, terminar a parceria no final desta temporada, encerrando uma colaboração de oito temporadas que contou com a Visit Rwanda como o primeiro Parceiro Oficial de Manga do Arsenal," referiu o Conselho de Desenvolvimento do Ruanda em comunicado.
O Ruanda mantém ainda outras parcerias com gigantes europeus como o Paris Saint-Germain, o Bayern Munique e o Atlético Madrid.
