Arteta abre a porta do mercado no Arsenal: "Estamos abertos a soluções de curto prazo"

Arteta procura novos reforços
Arteta procura novos reforçosAFP

O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, mantém a esperança de contar com Declan Rice na deslocação de sábado à noite a Bournemouth. Assumiu a possibilidade de ir ao mercado.

Siga o Bournemouth - Arsenal com o Flashscore

Declan Rice continua a debater-se com uma lesão no joelho que o obrigou a falhar a vitória frente ao Aston Villa esta semana. Questionado sobre se o inchaço no joelho já tinha diminuído, Arteta deixou boas novidades esta manhã.

"Ainda não, temos mais uma sessão hoje, vamos ver como ele aparece hoje. Hoje será o primeiro treino com os jogadores que começaram frente ao Villa", atirou.

Confrontado sobre se se arrepende de ter utilizado Rice frente ao Brighton, o que o levou a falhar o jogo com o Villa, Arteta foi perentório: "Não, não, não. Ele conseguiu fazê-lo. Isso é normal por vezes. Sofre-se um toque e, ao longo do jogo, com a adrenalina e por estar quente, consegue-se aguentar. Depois o corpo reage, e neste caso reagiu provavelmente mais do que esperávamos, infelizmente. E é aí que estamos."

Com a janela de transferências de janeiro já aberta, Arteta confirmou que o clube está à procura de reforços este mês. O treinador dos Gunners acredita que este pode ser um mercado de oportunidades, apesar de outros o desvalorizarem.

"Estamos abertos a encontrar uma solução que seja de curto, médio ou longo prazo, mas vamos ver o que acontece e aguardar as novidades nas próximas semanas."

Arteta foi também questionado sobre a situação de Ethan Nwaneri, jovem que tem tido dificuldades em entrar no onze inicial. Tem-se sugerido que o médio poderá sair por empréstimo este mês.

"Todos os jogadores são muito importantes, esse papel pode mudar por diferentes razões e cada jogador tem o seu papel a desempenhar. Queremos falar de desempenho, não de rotação. Temos de utilizar os melhores jogadores nas melhores condições."

Sobre o valor de ter Nwaneri disponível para entrar a partir do banco, acrescentou: "Bem, é muito importante e não sabemos se um jogador será finalizador ou titular. É uma alegria porque os jogadores estão comprometidos e realmente querem participar."

Após o empate do Manchester City em Sunderland, os Gunners estão agora com quatro pontos de vantagem no topo da tabela da Premier League.

Questionado sobre o aumento da diferença para os perseguidores, Arteta respondeu: "É onde estamos, podemos sempre melhorar. O que importa é apenas o BournemouthAcho que é isso que transmitem todos os dias, vê-se o desejo, o quanto querem. É viver dia a dia, aproveitar esse processo."

Um jogador que exemplifica essa atitude é o Leandro Trossard, em excelente forma, e Arteta destacou: "Acho que ele tem evoluído em todas as épocas. É um jogador que realmente quer, encontrou aqui a sua maturidade. Estamos muito satisfeitos com ele, já falámos disso várias vezes e penso que ele está muito feliz aqui."

Antes de terminar, Arteta foi questionado sobre a saída de Enzo Maresca e do Chelsea no dia de Ano Novo.

"Desejo-lhe tudo de bom, gosto muito do Enzo. Acho que fez um excelente trabalho no Chelsea, só lhe desejo o melhor."