Recorde aqui as incidências do encontro
O Arsenal começou o fim de semana a nove pontos do líder Liverpool, o que fez com que a deslocação ao Estádio de Londres fosse um jogo de vitória obrigatória. Os gunners venceram o desafio de forma enfática, com Gabriel Magalhães, Leandro Trossard, Martin Odegaard, Kai Havertz e Bukayo Saka a marcar numa primeira parte magistral.
A equipa de Arteta também sofreu dois golos antes do intervalo, com Aaron Wan-Bissaka e Emerson a reduzirem a diferença. Mas o Arsenal venceu o segundo tempo e subiu para o segundo lugar, seis pontos atrás do Liverpool, que recebe o campeão Manchester City no domingo.
"Fizemos uma loucura. Fiquei mais satisfeito com os primeiros 30 minutos do que com os últimos 15 minutos da primeira parte, isso é certo. Começámos incrivelmente bem, tão positivos, com tanta energia e muita qualidade. Imediatamente depois de marcarmos o quarto golo, sofremos um golo desleixado e um livre inacreditável, e depois foi o jogo", disse Arteta.
"Graças a Deus marcámos o quinto golo e isso permitiu-nos jogar de forma diferente na segunda parte e gerir muito melhor o jogo", acrescentou.
Depois de uma série de quatro jogos consecutivos sem vencer, o Arsenal recuperou de forma impressionante natentativa de conquistar o primeiro título inglês desde 2004. Regressou aos triunfos perante o Nottingham Forest na semana passada (0-3), goleou o Sporting por 1-5 na Liga dos Campeões a meio da semana, antes de apontar a mira ao West Ham.
O clube do norte de Londres tinha goleado o West Ham por 0-6 no Estádio de Londres em fevereiro e, mais uma vez, fez com que os adeptos da casa saíssem do estádio bem antes do apito final. Saka foi fundamental na exibição dominante, com uma ligação impressionante com o capitão Martin Odegaard, cujo recente regresso de lesão revitalizou o jogo ofensivo do Arsenal.
"Bukayo tem sido muito consistente, marcando golos, fazendo assistências e estando sempre disponível para nós, o que é muito bom", disse Arteta.
Saka acrescentou: "Hoje foi um grande desempenho. Estamos de volta à nossa melhor forma. Parecemos fluidos e dinâmicos. Estamos todos a desfrutar do nosso futebol neste momento".
A única preocupação de Arteta foi a perda de Gabriel ao intervalo e a saída na segunda parte do também defesa Riccardo Calafiori, o que suscitou receios quanto à sua condição física.
"Sabíamos antes do jogo que íamos fazer substituições por causa do estado dos jogadores, mas temos de gerir isso", disse Arteta.
Antes de se concentrar no confronto decisivo de quarta-feira contra o Manchester United no Emirates Stadium, Arteta vai asssitir ao jogo do Liverpool contra o City.
Uma vitória dos comandados de Arne Slot abriria uma vantagem de nove pontos sobre o Arsenal, por isso, apesar de não o dizer publicamente, Arteta não deixará de apoiar o clube que já serviu como adjunto de Pep Guardiola.
"Tínhamos de fazer o nosso trabalho e fizemo-lo hoje de uma forma muito convincente. Amanhã (domingo) vamos desfrutar do jogo, um belo jogo de futebol", disse Arteta.