Recorde as incidências da partida
Precisando desesperadamente de uma vitória para diminuir a diferença em relação ao líder Liverpool, a equipa de Arteta encenou uma recuperação emocionante após o golo de Son Heung-min que abriu o marcador para o Tottenham.
O autogolo de Dominic Solanke empatou o jogo para o Arsenal, mas o golo de Leandro Trossard colocou a equipa em vantagem no final da primeira parte, no Estádio Emirates.
Com a primeira vitória em quatro jogos em todas as competições, o Arsenal, segundo classificado, ficou a quatro pontos do Liverpool.

Embora a equipa de Arne Slot tenha um jogo a menos e continue a ser a favorita ao título, Arteta está convencido de que o Arsenal tem tudo o que é preciso para apanhar o clube de Anfield.
Questionado se o Arsenal é candidato ao título, Arteta disse: "Sim, somos. Há muito a disputar. Podemos ver como é difícil para todas as equipas".
Foi uma vitória catártica para o Arsenal, que tinha sido eliminado da terceira ronda da Taça de Inglaterra pelo Manchester United, com 10 jogadores, nos penáltis, no domingo, poucos dias depois de ter perdido por 2-0 em casa do Newcastle na primeira mão das meias-finais da Taça da Liga.
Um empate com o Brighton no campeonato antes dessas deceções havia deixado o Arsenal, que foi prejudicado por lesões, mais longe do título que persegue desde 2004.
Mas Arteta, cuja equipa enfrenta outro teste contra o Aston Villa no sábado, ficou aliviado por ver os seus jogadores mostrarem a fome de que precisam para ultrapassar o Liverpool na segunda metade da época.
"Fomos sensacionais. Foi um grande teste depois de dois jogos e de não termos sido recompensados. Estivemos incrivelmente bem no último jogo contra o United e acabámos por perder de alguma forma", afirmou.
"É a forma como respondemos a uma situação. Estes rapazes querem mais, querem ser testados e questionados, e depois querem entrar em campo. Temos grandes exemplos disso hoje, jogando 72 horas depois de 120 minutos no domingo".
"Jogar o jogo mais importante da época para a nossa equipa foi um teste à nossa atitude, ao que somos, à coragem que temos. Desde o primeiro minuto, merecíamos totalmente ganhar o jogo".
"Foi uma sorte não termos marcado 10 golos"
Questionado sobre se a vitória no dérbi do norte de Londres tinha restaurado a confiança de Arteta e da sua equipa, o espanhol acrescentou: "Não podemos controlar isso. Perdemos da forma mais incrível contra o Manchester United".
"A minha confiança vem de ver os jogadores e o seu desempenho diário. Se a minha confiança vai e vem com cada resultado, então não deveríamos estar a fazer isto", atirou.

Mostrando a confiança que Arteta tanto preza, o médio do Arsenal Declan Rice considerou que o triunfo deveria ter sido bem mais expressivo.
"Dá para perceber que esta noite significou mais do que tudo. Desde o primeiro minuto, o primeiro tempo foi de puro domínio", disse.
"Mostrámos a intenção, a pressão, o desejo, deu para perceber que se tratava de um dérbi. Acho que talvez tenhamos tido azar por não termos marcado 10 golos. Essa é a sensação", atirou.
O médio inglês deixou ainda uma mensagem direta à imprensa e aos críticos das suas exibições.
"À medida que envelheço, não recebo o reconhecimento que mereço. Fui comprado por uma grande quantia e jogo no Arsenal. Não há muita gente que goste do Arsenal. Mantenho a cabeça baixa e conheço as minhas qualidades", concluiu.