Mais

Arteta confirma lesões prolongadas de Saka e Sterling: "Não está a correr bem"

Saka lesionou-se contra o Crystal Palace
Saka lesionou-se contra o Crystal PalaceREUTERS / Dylan Martinez
O avançado do Arsenal, Bukayo Saka (23 anos), vai estar de fora durante "muitas semanas" depois de ter sofrido uma lesão no tendão durante a vitória de sábado por 1-5 na Premier League frente ao Crystal Palace, disse o treinador Mikel Arteta.

Saka perderá o jogo de sexta-feira contra o Ipswich Town no Emirates, além de vários outros, mas Arteta espera que o jogador de 23 anos volte à forma física antes do final da temporada.

O inglês marcou cinco golos e fez 10 assistências na Premier League esta época, ajudando o Arsenal a alcançar o terceiro lugar na classificação, mas foi forçado a sair aos 22 minutos do jogo contra o Crystal Palace e mais tarde deixou o estádio de muletas.

Em outubro e novembro, o internacional inglês falhou três jogos da Liga das Nações, bem como a derrota do Arsenal contra o Bournemouth e a vitória na Liga dos Campeões contra o Shakhtar Donetsk, devido a uma lesão na mesma perna.

"Não sei se é exatamente o mesmo (tipo de lesão). É na mesma perna. Ele teve a terceira lesão ligeira - não sei qual será a dimensão desta. Mas ele já tinha duas", disse Arteta aos jornalistas na segunda-feira.

"Não está a correr bem. Ele vai ficar de fora durante muitas semanas... Podia ter sido muito pior. Podia ter sido outra coisa que pode levar-nos a ficar de fora durante um ano", explicou.

Quando questionado sobre como planeia substituir Saka, Arteta disse: "Estou a pensar em algumas ideias, mas ainda não cheguei lá".

As estatísticas de Saka
As estatísticas de SakaFlashscore

"Gabriel (Jesus) e Ethan (Nwaneri) jogaram lá, (Leandro) Trossard pode jogar lá em relação à forma como a unidade se move. Kai (Havertz) pode jogar ali. Vamos ver, experimentar coisas diferentes e perguntar-lhes o que acham", continuou.

Arteta também confirmou que o extremo Raheem Sterling se lesionou no joelho e que também vai estar de fora durante várias semanas.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Apesar das baixas, o técnico dos Gunners não está focado num ataque ao mercado de janeiro.

"É óbvio que não previmos esta situação com Bukayo e Raheem... Se tiver de acontecer alguma coisa (na janela de transferências de janeiro), estaremos abertos, mas o foco principal agora é como libertar o potencial que existe neste plantel".

O espanhol acrescentou que a lesão de Saka foi causada por uma série de razões, incluindo o número de jogos que disputou.

"Bukayo e Declan (Rice) disputaram mais de 130 jogos em duas épocas, o que vai acontecer na terceira, na quarta? Se continuar da mesma forma, é provavelmente insustentável. Temos de encontrar formas de os transformar fisicamente em monstros. Que eles possam enfrentar qualquer coisa", concluiu.