Gabriel Jesus e Kai Havertz não jogam mais esta temporada com lesões no joelho e no tendão, respetivamente, enquanto Bukayo Saka e Gabriel Martinelli ainda estão a recuperar de problemas no tendão.
Leandro Trossard, Raheem Sterling e Ethan Nwaneri são as únicas opções de Arteta no ataque, mas Merino entrou como suplente contra o Leicester City no último fim de semana e fez dois golos no final da partida, atuando como atacante na vitória crucial por 2-0.
Quando questionado se disse a Merino que iria jogar como avançado improvisado contra o West Ham no sábado, Arteta disse aos jornalistas: "Não, nem a ele nem a outros jogadores. Quero que os jogadores, quando estiverem em campo, tomem a iniciativa. Treinámos nas últimas semanas com jogadores diferentes. Ele (Merino) tem sido um deles, assim como outros jogadores".
Os jogadores da academia do Arsenal também foram convocados para os treinos da equipa principal, na esperança de que possam fazer descobertas como Nwaneri e Myles Lewis-Skelly fizeram esta época.
"Temos agora jogadores a treinar connosco regularmente, a aprender o nosso sistema e a aproximarem-se muito, e é óbvio que poderemos ter de os utilizar. Eles parecem prontos, o que é bom", disse Arteta.
O segundo classificado Arsenal, que tem um jogo a menos, pode reduzir a vantagem do Liverpool para cinco pontos se vencer o West Ham, enquanto o Manchester City também pode fazer um favor na corrida pelo título se vencer o líder do campeonato no domingo.
"Temos de fazer o nosso trabalho. Amanhã vai ser um jogo difícil. Se o fizermos, estaremos a olhar para o jogo de domingo (entre o Liverpool e o City)", disse Arteta.

"Faltam 13 jogos, há muito para jogar. Precisamos de estar lá. Somos muito experientes na Premier League e sabemos o quão difícil é cada adversário".
Arteta disse que o defesa Ben White está pronto para jogar depois de uma longa ausência por lesão, mas não tinha a certeza se Martinelli e Saka regressariam antes do jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões contra o PSV Eindhoven, na primeira semana de março.
"Não sei, isso é uma questão para o médico. Eles estão a progredir muito bem", disse Arteta.
"Gabby (Martinelli) está um pouco à frente de Bukayo, mas vamos ter de ver como os rapazes se sentem e o que estamos preparados para fazer".