Mais

Arteta diz que sonho do título do Arsenal não pode ficar "desfocado" após segundo lugar

Arteta acena ao público após o jogo
Arteta acena ao público após o jogoAction Images via Reuters / John Sibley
Os jogadores do Arsenal deram uma volta de agradecimento aos adeptos após a vitória por 1-0 sobre o Newcastle United, que garantiu o segundo lugar na Premier League, no domingo, mas a sensação foi anticlimática.

O excelente golo de Declan Rice aos 55 minutos garantiu a vitória, apenas a segunda do Arsenal nos últimos sete jogos do campeonato, garantindo, praticamente, a qualificação para a Liga dos Campeões. Se não for derrotado pelo lanterna-vermelha Southampton na próxima semana e se o Manchester City não marcar uma avalanche de golos nos dois últimos jogos, o Arsenal vai terminar em segundo lugar pela terceira época consecutiva.

Nas duas últimas temporadas, o Arsenal esteve sempre na luta com o Manchester City, especialmente no ano passado, quando o título só foi decidido na última jornada. A equipa de Arteta somou 84 e 89 pontos nessas perseguições, mas esta época a luta com o Liverpool evaporou-se cedo e só conseguiu somar 74.

A derrota com o Newcastle nas meias-finais da Taça da Liga foi dolorosa, mas não tanto como a derrota com o Paris Saint-Germain nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol Arteta parecia emocionado e esgotado quando se dirigiu aos adeptos no relvado após o apito final, embora nem todos tenham ficado para ouvir.

"Tínhamos um sonho, era estar aqui ou dentro de uma semana e trazer os grandes troféus para vocês e não conseguimos fazê-lo por muitas circunstâncias. Precisamos de garantir que a perseguição ao sonho não fica desfocada e garantir que perseguimos o sonho com positividade e entusiasmo para a próxima época", disse Arteta, que conseguiu apenas um triunfo na Taça de Inglaterra desde que assumiu o comando em 2019.

O Arsenal tem evoluído sob o comando de Arteta, restabelecendo-se na Liga dos Campeões, na qual iniciará uma terceira campanha consecutiva em setembro. Mas com o Newcastle a terminar a espera de décadas por troféus esta época, o Crystal Palace a vencer a Taça de Inglaterra e os rivais do norte de Londres Tottenham Hotspur e Manchester United a disputarem a final da Liga Europa na próxima semana, Arteta não precisa de ser lembrado de que tem de começar a mostrar resultados.

"Temos de começar a criar a nossa própria história aqui neste estádio e começámos esta época. Há muito mais pela frente e não vai ser fácilEstes jogadores têm talento. Precisamos de descansar e terminar em Southampton e depois ir de férias", continuou.

O capitão Martin Odegaard, que assistiu para o golo de Rice, também falou sobre a necessidade de o Arsenal dar o próximo passo.

"Podemos estar orgulhosos do que fizemos, especialmente na Liga dos Campeões, tivemos uma grande campanha e grandes experiências. Mas temos de aceitar que não fomos suficientemente bons no campeonato, temos de pegar em todas as experiências, boas e más, levá-las para a próxima época e sermos melhoresTemos de sentir a dor de não ganhar e levá-la para a próxima época, para voltarmos mais fortes e trazermos alguns troféus para o clube na próxima época", disse o norueguês.