Arteta elogia Gyökeres: "Não se trata apenas dos golos que não marcou, mas do que oferece à equipa"

Gökeres festeja
Gökeres festejaČTK / imago sportfotodienst / Alfie Cosgrove/News Images

O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, falou à comunicação social antes do dérbi deste fim de semana frente ao Tottenham.

Siga o Arsenal - Tottenham com o Flashscore

Arsenal e Tottenham voltam a encontrar-se na Premier League, desta vez no Emirates, na tarde de domingo. As duas equipas já se defrontaram em 211 ocasiões, com os Gunners a somarem 89 vitórias nesses duelos.

Arteta foi questionado em primeiro lugar sobre Gabriel, que se lesionou ao serviço da seleção do Brasil esta semana.

"Sim, infelizmente o Gabi sofreu uma lesão e vai ficar afastado durante semanas. Precisamos de fazer mais um exame na próxima quarta-feira e aí teremos uma ideia mais clara do tempo de paragem. Ele é o nosso líder na linha defensiva e nunca é positivo perder alguém assim. Agora é altura de outros assumirem responsabilidades e cumprirem o seu papel."

De seguida, Arteta abordou a situação de outro defesa, Riccardo Calafiori, que deverá regressar aos treinos esta semana.

"Sim, ele não estava disponível, tem lidado com alguns problemas físicos e tivemos de o trazer de volta. Ainda não treinou, temos uma sessão amanhã e vamos ver como está."

O dérbi do Norte de Londres é sempre um jogo intenso e Arteta foi questionado sobre a importância daquele que considera ser um jogo especial.

"É simplesmente maravilhoso, sobretudo quando jogamos em casa. Sabemos o que a equipa vai dar em cada lance. É um jogo que exige algo mais, a nível emocional. Não se pode entrar demasiado excitado. O jogo pede, em cada bola e em cada ação, um pouco mais do que qualquer outro. No domingo precisamos de uma exibição de grande nível."

No início da semana, o antigo avançado do Manchester United, Wayne Rooney, incluiu Viktor Gyökeres no seu top três de jogadores da Premier League. Arteta falou sobre este reconhecimento e mostrou-se satisfeito com o apoio ao avançado.

"Fico muito contente por ouvir isto vindo de alguém como o Wayne. Não se trata apenas dos golos que não marcou, mas do trabalho que oferece à equipa, da forma como abre espaços para os colegas."

O Arsenal empatou com o Sunderland antes da pausa internacional, enquanto o Manchester City venceu o Liverpool e reduziu a diferença. Arteta foi questionado sobre a aproximação do City antes do duelo de domingo.

"Todos vão tentar ganhar todos os jogos, temos de ir partida a partida. Para domingo, temos um grande jogo para todos. Fizemos a preparação e sabemos o que aí vem. Estamos prontos para isso e temos todos disponíveis, ou quase todos. É altura de criar dinâmica."