Mais

Arteta explica poucas mexidas com o Bournemouth: "Ainda não conquistamos o 2.º lugar"

Arteta assiste ao jogo contra o Bournemouth
Arteta assiste ao jogo contra o BournemouthAction Images via Reuters / Peter Cziborra
O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, esperava levar o ímpeto positivo para a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, na quarta-feira, em Paris Saint-Germain, mas, em vez disso, pediu aos seus jogadores que aproveitassem a raiva da derrota em casa por 1-2, no sábado, frente ao Bournemouth.

Recorde as incidências da partida

Declan Rice marcou no seu centésimo jogo pelo Arsenal, dando aos anfitriões uma vantagem ao intervalo, numa altura em que tentavam reforçar a sua posição no segundo lugar da Premier League, mas a equipa londrina sofreu dois golos de Dean Huijsen e Evanilson em oito minutos, deitando por terra os planos de Arteta de viajar para Paris com uma vitória muito necessária no campeonato.

O Arsenal está atrás do PSG por 0-1 após o jogo no Emirates.

"Um resultado positivo ajudar-nos-ia muito a construir o que queríamos para quarta-feira", disse aos jornalistas. "Por isso, o que criámos agora foi muita raiva, fúria, frustração e uma sensação má na barriga".

"Por isso, temos de nos certificar de que usamos isso na quarta-feira para termos um grande desempenho em Paris, ganharmos o jogo e estarmos na final".

Arteta fez apenas duas alterações em relação à derrota de terça-feira com o PSG, uma das quais foi o lateral Jurrien Timber, depois de ter sido retirado na fase final do jogo da 1.ª mão.

Timber não estava na lista de convocados para o jogo de sábado e Arteta foi cauteloso quanto à possibilidade de o neerlandês jogar na segunda mão.

Embora a equipa do Arsenal tenha parecido um risco antes do jogo mais importante da época contra o PSG, que já venceu a Ligue 1 e fez 10 alterações em relação à derrota por 2-1 em Estrasburgo no sábado, Arteta disse que não tinha escolha.

Depois de ter pressionado o eventual campeão inglês Liverpool durante grande parte da época, o Arsenal está agora a olhar por cima dos ombros e precisa de seis pontos nos três jogos restantes da Premier League para ter a certeza de que vai disputar a Liga dos Campeões na próxima época.

O Arsenal desloca-se a Liverpool no próximo domingo, antes de receber o Newcastle United no fim de semana seguinte, em dois jogos difíceis, com Arteta a admitir que não se pode concentrar exclusivamente na Europa.

"Matematicamente, não estamos qualificados (para a Liga dos Campeões da próxima época)", afirmou o espanhol. "Ainda não conquistamos o direito de terminar em segundo lugar, então ainda temos muito que fazer".