O líder Liverpool tem cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado Arsenal e tem dois jogos pela frente, a começar pelo confronto de domingo contra o Manchester United, em Anfield. Sem muitas das suas armas ofensivas mais potentes, os homens de Arteta lideravam ao intervalo graças ao golo de Ethan Nwaneri, de 17 anos.
Mas dois pontos vitais escaparam quando William Saliba foi severamente punido por um choque de cabeça com João Pedro e o brasileiro marcou o penálti resultante.
"Estamos muito desiludidos com a decisão que levou ao golo, porque nunca vi uma coisa assim na minha vida", disse Arteta. "Ele (Saliba) também toca na bola."
Com o talismã Bukayo Saka de fora pelos próximos dois meses com uma lesão no tendão, as opções de ataque do Arsenal foram ainda mais reduzidas por doença. Kai Havertz não conseguiu entrar na lista de convocados pelo segundo jogo consecutivo, enquanto o capitão Martin Odegaard e Gabriel Martinelli só entraram em campo no segundo tempo.
Nwaneri foi o beneficiado com a segunda partida consecutiva como titular e mostrou por que é uma das estrelas em ascensão da Premier League com uma finalização certeira para o golo inaugural.
O adolescente ainda tinha muito a fazer quando correu para a bola de Mikel Merino, mas o seu ritmo levou-o a ultrapassar a defesa do Brighton antes de rematar rasteiro para o canto oposto, aos 16 minutos. Mas, mesmo assim, teve de ser substituído por Martinelli ao intervalo, depois de sofrer uma lesão muscular.
"Demos a bola fora e não fizemos as coisas simples o suficiente para estarmos realmente no topo do jogo e termos o domínio que precisávamos", acrescentou Arteta: "Fizemos uma série de coisas que não estavam ao nosso nível com a bola. Por isso, não ganhámos ritmo, nunca nos instalámos em zonas que nos permitissem criar oportunidades."
O Arsenal não teve qualquer penetração sem o seu quarteto de estrelas ofensivas para construir a sua vantagem. Merino teve a única grande oportunidade de dobrar a vantagem dos Gunners no início do segundo tempo, quando desviou para fora a cobrança de falta de Declan Rice.
Momentos depois, os visitantes foram abalados por um lance polémico que pode ter grandes implicações na corrida pelo título. Houve um ligeiro toque de cabeça de Saliba em João Pedro, mas o avançado do Brighton caiu agarrado à cara e foi recompensado com um penálti.
O capitão dos Seagulls, na ausência de Lewis Dunk, cobrou com confiança o penálti para empatar a partida.
Arteta respondeu imediatamente, chamando Odegaard do banco. No entanto, era o Brighton que parecia ter mais oportunidades de vencer na etapa final.
Yakuba Minteh desperdiçou uma grande oportunidade de pôr fim à série de oito jogos sem vencer, quando o seu remate cruzado escapou a Yasin Ayari e Kaoru Mitoma e saiu ao lado da baliza.