Mais

As principais notas a ter em conta num Liverpool em má forma antes do jogo com o Chelsea

Salah e o Liverpool empataram em Istambul esta semana
Salah e o Liverpool empataram em Istambul esta semanaBURAK BASTURK/Middle East Images via AFP

O novo edifício do Liverpool, construído com base em transferências de alto nível, está a ruir e é urgente preencher os buracos para o treinador Arne Slot, que enfrenta o seu primeiro revés desportivo antes do confronto da sua equipa com o Chelsea, em Londres, este sábado.

Siga as incidências do encontro

O sucessor do popular Jürgen Klopp venceu a Premier League na sua primeira época (2024/2025) e começou a segunda com sete vitórias em sete jogos em todas as competições.

Mas o registo impecável no início da época escondeu alguns sucessos apertados, complicados e raramente controlados. As derrotas frente ao Crystal Palace (2-1) e ao Galatasaray (1-0) revelaram uma febre persistente.

"Neste momento, é uma confusão. Não são as derrotas, é o que está a acontecer desde o primeiro dia", disse Jamie Carragher, antigo defesa do Liverpool, à CBS Sports, após o revés na Turquia.

A antiga glória de Anfield, tal como outros comentadores, atribuiu os fracassos das primeiras semanas à falta de integração das numerosas contratações do verão, um ano depois de um mercado limitado a uma única chegada (Federico Chiesa).

Wirtz na mira

O campeão inglês, de luto pela morte de Diogo Jota no início de julho, trouxe três avançados a um preço elevado (Isak, Ekitiké, Wirtz) e dois laterais (Kerkez, Frimpong), entre outros.

"Eles não ganharam nada ofensivamente, mas perderam muito defensivamente", resumiu Carragher, que foi particularmente duro com Florian Wirtz. "É um jovem que está a descobrir um novo campeonato", reconhece, mas "não está ao nível" e "acho que tem de sair da equipa".

O problema não é a sua transferência de nove dígitos, "nem o jogador e as suas qualidades", disse o antigo inglês Wayne Rooney no seu podcast, mas sim "o seu lugar" na equipa. "Será que é um terceiro médio? Para mim não, ele é mais um jogador de ataque. E se tiver de escolher entre ele e o (Dominik) Szoboszlai, escolho o Szoboszlai".

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Na Turquia, Slot surpreendeu toda a gente ao colocar o médio húngaro a lateral-direito, no lugar habitualmente ocupado por Jeremie Frimpong ou Conor Bradley, enquanto Wirtz ocupava o flanco direito do ataque, o lugar de Mohamed Salah (suplente).

A defesa do Liverpool também está a mostrar sinais de fraqueza, particularmente no centro, onde joga Ibrahima Konaté. Slot tem opções limitadas para o substituir após a grave lesão do jovem Giovanni Leoni.

E o guarda-redes Alisson Becker, que evitou um desastre maior frente ao Crystal Palace, vai falhar o jogo com o Chelsea depois de se ter lesionado em Istambul. Na frente, Ekitiké e Chiesa estão em dúvida.

Chelsea em dificuldades

Em conjunto, as falhas táticas e os problemas físicos traçam um quadro sombrio da realidade do Liverpool. Afinal, o clube de Merseyside continua na liderança antes da 7.ª jornada, com dois pontos de vantagem sobre o Arsenal e três sobre o Palace.

E o capitão Virgil van Dijk apelou à calma e à união antes da viagem a Stamford Bridge. "Temos de continuar a trabalhar e mantermo-nos unidos. Começámos bem o ano em termos de pontos. Não podemos entrar em pânico, mas temos de progredir".

Enzo Fernández, o dono da braçadeira do Chelsea, também poderia ter dito esta última frase depois de um mês de setembro sombrio, sem vitórias no campeonato (duas derrotas e um empate).

Os resultados recentes
Os resultados recentesFlashscore

Os Blues também têm problemas, ainda piores do que os do Liverpool. Este fim de semana, os Blues não vão poder contar com Wesley Fofana, Andrey Santos, Cole Palmer e Liam Delap por lesão.

O defesa Trevoh Chalobah também está suspenso. Foi expulso na derrota por 3-1 frente ao Brighton, uma semana depois do cartão vermelho do guarda-redes Robert Sánchez no jogo com o Manchester United (derrota por 2-1).

"Não temos dúvidas, pouco a pouco vamos chegar onde queremos", prometeu o treinador Enzo Maresca na sexta-feira. O Chelsea está em oitavo lugar na tabela, a sete pontos do Liverpool.