Mais

As razões que explicam os motivos para o Liverpool querer trocar Darwin por Ekitike

Hugo Ekitike, do Eintracht Frankfurt
Hugo Ekitike, do Eintracht FrankfurtMaximilian Gärtner / Zuma Press / Profimedia
Daqui a pouco mais de um mês, começa a Premier League 2025/26 e o Liverpool vai tentar defender o título conquistado na época passada.

A equipa de Arne Slot não poderá contar com Trent Alexander-Arnold, que já iniciou a sua carreira no Real Madrid, mas os adeptos ficarão certamente satisfeitos com as contratações de Jeremie Frimpong, Milos Kerkez e Florian Wirtz.

Direção do Liverpool investiu forte

O objetivo é fortalecer o grupo enquanto se está no topo, mas, estranhamente, os clubes esperam muitas vezes pelo momento em que estão a descer em termos de forma para abrirem os cofres e trazerem sangue novo.

A direção do Liverpool, apesar das queixas ocasionais dos adeptos, tem apostado em novos reforços desde que assumiu o comando do clube, como demonstra a contratação de Wirtz.

Jurgen Klopp certamente beneficiou da disposição da direção em apoiar o seu projeto e, depois que Slot decidiu usar o que já tinha e não esbanjar dinheiro na sua primeira janela de transferências no Liverpool, agora está a colher os frutos dessa decisão enquanto o clube procura os melhores expoentes da categoria para obter mais sucesso.

Como em qualquer evolução de plantel, para que haja espaço para as transferências que chegam, é necessário que haja uma ou duas saídas.

Reds têm de libertar Darwin para poderem contratar Ekitike

Segundo a imprensa internacional, os Reds estão de olho no avançado Hugo Ekitike, do Eintracht Frankfurt, mas, para conseguir o jogador de 23 anos, é preciso primeiro desfazer-se de Darwin.

O interesse no francês é compreensível, depois de ter feito uma época 2024/25 fantástica na Bundesliga. Apesar de não ter sido uma época de grande sucesso, os seus números fizeram com que ganhasse mais atenção.

Os 48 jogos disputados em todas as competições foram o máximo de todo o plantel do Eintracht, assim como as suas 34 contribuições para golos (22 golos e 12 assistências) e 19 grandes oportunidades criadas.

3,21 remates por jogo colocaram-no em segundo lugar no plantel, enquanto os seus 1,33 passes-chave por jogo e 6,15 toques na área adversária por jogo também lhe deram a medalha de prata.

Em suma, ele é e tem sido a estrela do Eintracht, embora a direção do emblema alemão não entre em pânico com a sua saída, já que ainda tem quatro anos de contrato e o clube não tem planos de vendê-lo por menos de 100 milhões de euros.

Os números de Ekitike
Os números de EkitikeFlashscore

Darwin não teve o rendimento esperado

Os seus números contrastam com os de Darwin, depois de o uruguaio ter passado por algumas dificuldades claras em grande parte da época passada.

Nos 36 jogos disputados em todas as competições, marcou apenas seis golos e fez três assistências.

A taxa de conversão de remates de 13,6% não é má quando comparada com o resto do plantel do Liverpool, mas para um avançado é fraca. A título de comparação, a de Mo Salah é de 22,5%, e mesmo Luis Diaz, que é um extremo e não um avançado, conseguiu converter 18,9% das vezes.

Em termos de passes, os seus 284 foram apenas melhores do que os de Federico Chiesa, Treymaurice Nyoni, Tyler Morton, Vítezslav Jaros, Jayden Danns e James McConnell, todos eles com menos jogos.

Dos titulares, Darwin ficou muito aquém em termos de rendimento, chegando mesmo a sugerir que a maior parte dos jogos foi disputada na periferia da ação que se desenrolava à sua frente.

Defensivamente, a história é diferente, e pode surpreender muitos o facto de ter ganho 24 dos 27 desarmes tantados na época passada, o que lhe deu uma taxa de sucesso de desarmes de 85,2%, muito superior à de qualquer outro jogador do plantel do Liverpool.

A opinião de Slot é compreensível

É uma pena, portanto, que o objetivo primordial de marcar ou dar assistência para golos tenha sido quase totalmente abandonado durante a temporada anterior.

Por isso, é compreensível que Slot e a sua equipa considerem o uruguaio dispensável, mas nunca se pode garantir que os jogadores saiam tranquilamente se estiverem perfeitamente satisfeitos onde estão.

Os números de Darwin
Os números de DarwinFlashscore

É verdade que Darwin não foi titular como gostaria em 24/25, mas parece que nunca expressou o desejo de sair.

Com o Newcastle, o Chelsea e os sauditas Al Hilal e Al Qadsiah aparentemente também à procura de Ekitike, é claro que o tempo é essencial se o Liverpool quiser contratar o francês.

O Mundial de Clubes termina em breve, o que permitirá ao Liverpool concentrar-se nos objetivos da pré-época e no início da nova temporada.

Negócios em cima da hora não são possíveis

É claro que ainda é possível fazer negócios até o dia 1 de setembro, mas até lá o Liverpool já terá jogado contra Bournemouth, Newcastle e Arsenal.

Se houver vontade de concretizar a saída de Darwin e a contratação de Ekitike, a hora é agora.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore