O médio está atualmente a desfrutar da sua passagem por Birmingham, ao serviço do Aston Villa, sob o comando de Unai Emery, aos 31 anos, continuando a destacar-se na Premier League.
Recentemente, afirmou que pretende jogar pelo menos mais quatro anos, uma meta ambiciosa para um jogador experiente.
Numa entrevista ao The Athletic, Barkley falou abertamente sobre as dificuldades que enfrentou ao longo da carreira, especialmente relacionadas com o álcool.
“Não bebo desde o verão”, revelou Barkley, ao explicar a sua decisão de deixar de consumir álcool.
“O álcool criou situações que já não quero que aconteçam", assumiu.
“Para a maioria das pessoas, o álcool pode causar problemas – agora reconheço isso”, acrescentou Barkley.
“Sem beber, não há situações indesejadas. Mantemos a mente limpa todos os dias e não há impacto mental. Há muitos benefícios em não beber", explicou.
As palavras de Frank Lampard
O antigo internacional inglês revelou depois que o ex-treinador do Chelsea, Frank Lampard, deu-lhe conselhos que ficaram consigo até hoje e contribuíram para a sua sobriedade.
“Algumas vezes saí à noite e, se bebermos demais, acabamos por fazer coisas de que nos arrependemos. Saía, bebia demasiado e depois a história chegava ao clube. Uma vez, fui sair num domingo em Liverpool e tínhamos jogo na quarta-feira. Fui filmado e depois apareceu nos jornais", recordou.
“Tivemos um jogo fora em França (contra o Lille) e Frank Lampard era o treinador. Ele não podia dizer muito, apenas que devia aprender com a situação e escolher bem o momento certo para sair, porque ele sabia como era ser jovem. Mas a punição foi viajar com a equipa, sem estar no banco. Tive de assistir ao jogo no autocarro. Foi difícil de aceitar. Essa situação provavelmente criou uma certa perceção", acrescentou.
Desde então, Barkley já fez cinco jogos na Premier League sob o comando de Unai Emery, tendo marcado o seu primeiro golo da época no domingo, frente ao Bournemouth, na vitória por 4-0 da sua equipa sobre os Cherries, mostrando-se em grande forma sem recorrer ao álcool.
