Na goleada por 6-1 sobre o Plymouth, Sainz fez o segundo hat-trick numa temporada que, apesar dos golos, está a ser difícil para a equipa: o Norwich está em nono lugar com 22 pontos, a cinco pontos do sexto colocado Middlesborough no play-off de promoção.
O caminho que levou o basco de 23 anos até à região inglesa de Norfolk ing (leste) foi atípico: jogador das camadas jovens do Athletic Club, foi contratado em 2017 pelo Deportivo Alavés.
Dois anos depois, estreou-se na La Liga com o "Glorioso", aos 17 anos, e em 2021 deixou o Vitória por empréstimo ao Saragoça.
Depois de um ano discreto em Aragão, decidiu arriscar e rumou à Turquia em busca de minutos para defender as cores do Giresunspor na época 2022/23.
Apesar de ser um campeonato que normalmente serve de reforma dourada para as glórias do futebol europeu, Borja utilizou-o como trampolim, graças aos seus 10 golos em 34 jogos. Dois deles, dois na vitória por 2-1 sobre o poderoso Fenerbahçe, que terminou em segundo lugar.
"Muito vertical"
"É um tipo vertical, que enfrenta, que gosta de duelos um contra um", disse à AFP Jesus Owono, antigo companheiro de equipa do Alavés. "Ele é decisivo na área, sabe onde colocar a bola e sabe como fazer estragos", acrescentou.
Esta explosão futebolística na Turquia chamou a atenção em 2023 do Norwich, uma equipa ascendente entre a prestigiada Premier League e o segundo escalão de Inglaterra, o Championship.
A aventura com os Canários, no entanto, não começou como Borja esperava, pois logo que chegou sofreu uma lesão que atrasou a sua adaptação ao novo ambiente por mais de dois meses.
"Pensava que era uma entorse grave, mas rompi o ligamento deltoide do tornozelo", disse ao meio digital Relevo numa entrevista em dezembro de 2023, na qual confessou ter "desmaiado".

"Foi um momento que vou guardar para sempre. Quando estiver no meu melhor, vou recordá-lo", disse na altura.
Um ano depois, liderando a tabela de melhores marcadores do Campeonato, parece que esse melhor momento chegou.
Depois de ultrapassar a lesão no tornozelo, B. Sainz marcou na sua estreia em Inglaterra, contra o Fulham, na Taça da Liga, no final de setembro.
Voltou a defrontar uma equipa da Premier League em janeiro de 2024, em Anfield... e, num dos palcos mais respeitados do futebol europeu, marcou contra o Liverpool, mas não conseguiu evitar a eliminação da sua equipa por 5-2.
"Desde muito jovem, ele adora os grandes jogos, porque acho que ele tem essa vantagem competitiva extra e essa fome de ser visto", acrescentou Owono. "Ele sai sempre vitorioso nos grandes momentos".
Futuro na Premier League?
Ele terminou a sua primeira temporada em Inglaterra com oito golos e duas assistências em 39 jogos. O ponto fraco do seu ano de estreia foi a derrota na meia-final do play-off de acesso para o Leeds.
No seu segundo ano em Inglaterra, explodiu, com 15 golos e duas assistências em 19 jogos do Campeonato e da Taça da Liga.
"Ele está muito feliz porque está num sítio onde se sente em casa. Está a viver um sonho e está a gostar muito", disse Owono à AFP.
Os números não passaram despercebidos pelo seu antigo clube, o Athletic Club, que, segundo a imprensa espanhola, estaria de olho no basco.
Mas rm Inglaterra, fazer barulho na segunda divisão também pode atrair os olhos dos gigantes da Premier League.
"Em pouco tempo, ele estará na Premier League", arrisca Owono.