Mais

Bournemouth: a reinvenção que surpreende a Premier League

Bournemouth em destaque na Premier League
Bournemouth em destaque na Premier LeagueMI NEWS/NURPHOTO VIA AFP

Regressado à Premier League na época 2022/23, o Bournemouth não tem parado de se reinventar, subindo progressivamente na classificação até alcançar os atuais lugares europeus. Segundo classificado no campeonato, o clube ambiciona agora manter-se entre a elite e confirmar o excelente momento que atravessa.

Acompanhe as incidências da partida

Quem voltaria a apostar nos Cherries? Depois de uma época fantástica no ano passado (9.º lugar), o Bournemouth viu a sua defesa ser desmantelada, perdendo alguns dos seus melhores jogadores - Dean Huijsen, Milos Kerkez e Ilya Zabarnyi. Tudo indicava que esta temporada seria complicada. No entanto, Andoni Iraola e a direção do clube do sul de Inglaterra parecem ter encontrado uma nova forma de estar à altura do desafio.

Começaram por vencer o Liverpool. No jogo inaugural da época, criaram várias dificuldades aos Reds antes de acabarem derrotados por 4-2. Desde então, ainda não perderam qualquer jogo no campeonato, uma verdadeira proeza, tendo em conta que grande parte do plantel da época passada foi desmantelado e que os novos reforços tiveram de se integrar rapidamente.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

E, ainda assim, a fórmula resulta. Iraola implantou um sistema tático em 4-2-3-1 tão sólido quanto ofensivo (16 golos em 9 jogos). É simples: a equipa é compacta, joga com intensidade e não hesita em ser agressiva.

Com Adrien Truffert na esquerda, Bafodé Diakité no centro da defesa e Eli Junior Kroupi na frente, além de Antoine Semenyo na ala esquerda e Justin Kluivert a apoiar o ponta de lança, a máquina funciona na perfeição.

Com a vitória sobre o Nottingham Forest no último fim de semana (2-0), os Cherries subiram ao 2.º lugar da Premier League (18 pontos), atrás do Arsenal (22) e à frente de Tottenham e Sunderland (17). Um sucesso sustentado por uma consistência impressionante.

“Tínhamos de começar bem e foi o que fizemos”, afirmou James Tavernier ao Canal Plus após a 9.ª jornada. “Toda a equipa está a trabalhar bem, nos treinos e nos jogos. Não estamos em segundo lugar por acaso: merecemos este lugar. Mas temos de manter os pés assentes no chão.”

Apostar na Europa?

Provavelmente ainda é cedo para falar de ambições europeias. Mas, se mantiverem o atual rumo, os jogadores do Bournemouth podem muito bem sonhar com um lugar entre os seis primeiros da Premier League. O primeiro grande teste chega já no domingo, frente ao Manchester City. Uma vitória não só reforçaria a posição da equipa como significaria derrotar um rival de peso.

E Iraola sabe disso. Entrevistado após a partida com o Nottingham, o treinador sublinhou que foi “um início muito bom”, mas lembrou que “é apenas um começo”. “As diferenças entre as equipas são muito pequenas. Vai ser difícil continuar a somar pontos, mas temos de tentar”, afirmou.

O tempo dirá. Não há dúvidas, contudo, de que os Cherries vão lutar para manter o lugar entre a elite da Premier League esta época e fazê-lo com um plantel profundamente renovado.