O primeiro hat-trick de Henry
O ano era 2000 e o Arsenal recebia o Leicester no lendário Highbury. Embora o jogo parecesse renhido ao intervalo, os Gunners acabaram por festejar uma vitória esmagadora por 6-1 perante os seus adeptos. Thierry Henry, que marcou o primeiro hat-trick na Premier League, foi o principal culpado.
O lendário francês, que deixou uma marca indelével na história do futebol, marcou um total de sete golos durante a sua prolífica carreira no Boxing Day - apenas Harry Kane (10), Robbie Fowler (9), Alan Shearer e Robbie Keane (ambos com 8) marcaram mais.
Nove golos
O programa do Boxing Day em 2021 foi prejudicado pela pandemia de Covid, mas não faltou entretenimento na Premier League. Foram marcados 28 golos em sete jogos, o terceiro maior total da história nesta data. Nove golos foram marcados na disputa no Estádio Etihad.
O Manchester City, que jogava em casa, quase perdeu uma vantagem de 4-0 no intervalo, quando o Leicester reduziu para 3-4. No entanto, o líder da tabela ficou mais tranquilo graças a dois golos no final do jogo para conquistar os três pontos.
Jordan Ayew
O que estará Jordan Ayew a fazer? Sem dúvida, a sorrir. Afinal, ele brilhou como nunca em 2019. O duelo entre o Crystal Palace e o West Ham United caminhava para uma igualdade, até que o ganês fez justiça com as próprias mãos, aos 90 minutos, com um golo maravilhoso que decidiu a vitória.
Ayew recebeu a bola no lado direito, contornou quatro jogadores, esgueirou-se habilmente entre os dois últimos adversários e rematou por cima do guarda-redes Robert Jiménez. Uau.
Ibra + Mkhitaryan? Escorpião
Henrikh Mkhitaryan também se lembra do Boxing Day com um sorriso no rosto. Há oito anos, o arménio iluminou toda a Inglaterra quando marcou um golo memorável na vitória do Manchester United contra o Sunderland - completou com sucesso o chamado "escorpião". Para piorar a situação, Mkhitaryan beneficiou do centro do lendário Zlatan Ibrahimovic.
Alan Shearer, o melhor marcador de sempre da Premier League, falou do seu golo memorável: "O golo de Mkhitaryan foi simplesmente escandaloso. É brilhante que ele tenha tentado". O avançado francês do Arsenal, Olivier Giroud, teve uma palavra a dizer sobre o belo golo, que fez um esforço semelhante uma semana depois contra o Crystal Palace e até dominou a prestigiada votação do Prémio Puskás 2017.
O inferno em campo
O Hull City caiu com uma derrota por 1-5 às mãos do Manchester City no Boxing Day de 2008. Nada de especial. No entanto, isso não permitiu que o então treinador dos Tigers tomasse uma decisão lendária. Na verdade, Phil Brown submeteu os seus comandados a um discurso humilhante no relvado, perante todos os adeptos, ao intervalo, quando o marcador já mostrava quatro golos dos Citizens.
Esta infame conversa de equipa tornou-se um sucesso e até inspirou a lendária celebração do golo de Jimmy Bullard na época seguinte. Quando o Hull tinha acabado de empatar o jogo no terreno do Manchester City a 1-1, o vencedor do penálti imitou em tom de brincadeira o apontar de dedos de Brown.