Chaminés icónicas e capacidade superior a 60 mil adeptos: Birmingham vai ter um estádio único

É assim que deverá ser o estádio do Birmingham
É assim que deverá ser o estádio do BirminghamBirmingham City FC

Quando se fala de futebol em Birmingham, o destaque é quase sempre sobre o Aston Villa, mas desta vez foi o rival – Birmingham City – que se fez notar de forma marcante. O clube, que este ano celebra o seu 150.º aniversário, apresentou um projeto ambicioso para um novo estádio, com capacidade para receber 62 mil adeptos. Além disso, o recinto será único graças ao seu aspeto invulgar, dominado por 12 chaminés.

As chaminés mencionadas vão simbolizar a antiga fábrica de tijolos que existia neste local. O design da nova arena faz também referência à indústria, tão característica desta região. Uma das torres irá incluir um elevador que dá acesso ao bar mais alto de Birmingham, de onde se poderá desfrutar de uma vista panorâmica sobre toda a cidade.

Segundo o presidente do clube, Tom Wagner, o estádio, que terá o nome "Birmingham City Powerhouse", será visível a partir de uma distância de 64 quilómetros. "Este é um marco enorme para o Birmingham City FC, estamos a criar uma casa para o clube que reflete a nossa ambição de competir ao mais alto nível," afirmou Wagner. Convém recordar que o clube disputou a Premier League pela última vez na época 2010/11.

O novo recinto do Birmingham vai orgulhar-se de uma capacidade para 62 mil pessoas, o que representa o dobro do atual. O estádio onde joga atualmente só pode receber "apenas" 29 409 espectadores. Os adeptos que visitarem a futura casa do Birmingham vão poder desfrutar não só de um teto retrátil, mas também de uma grande variedade de cafés, restaurantes e lojas.

"Demasiadas vezes, os estádios parecem naves espaciais que poderiam aterrar em qualquer lugar, tornando o ambiente à sua volta estéril. Este estádio nasce do próprio Birmingham – das fábricas de tijolos e dos milhares de ofícios que são o seu coração," acrescentou Wagner, referindo-se ao aspeto pouco convencional do recinto.

Se tudo correr conforme o previsto, a construção deverá estar concluída antes do início da temporada 2030/31. Estima-se que o projeto custe cerca de três mil milhões de libras.