Havertz sofreu uma rotura no tendão da coxa durante o estágio dos Gunners no Dubai e terá de ser operado, o que encerrará prematuramente a sua época.
O internacional alemão junta-se a Bukayo Saka, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli na lista de baixas do Arsenal, que está a sete pontos do líder Liverpool.
Mikel Arteta fica assim com Leandro Trossard, Raheem Sterling e Ethan Nwaneri como únicas opções de ataque, o que faz com que a decisão de não trazer reforços em janeiro não tenha sido bem pensada.
Aqui estão cinco jogadores livres que o Arsenal poderia procurar para apagar o fogo que está a deflagrar na frente.
Lucas Perez

Começamos com um ex-jogador do Arsenal, Lucas Pérez - se é que se pode realmente chamá-lo assim - como um caminho para resolver as atuais preocupações com o ataque.
Lucas Pérez teve uma passagem para esquecer pelo Arsenal, entre 2016 e 2018, fazendo apenas 21 jogos e marcando sete golos.
Também não fez muitos golos no West Ham, mas os seus números em Espanha são bons, sobretudo no Deportivo La Coruña, onde tem 75 golos e 56 assistências em 237 jogos.
Aos 36 anos, Pérez é um agente livre, depois de rescindir o contrato com o Deportivo em janeiro, por motivos pessoais.
Mariano Díaz
Sem clube desde o final da temporada passada, Mariano Díaz parece ser mais um curinga, devido aos seus números em duas passagens distintas pelo Real Madrid.
O dominicano nunca se destacou no Real Madrid, depois de uma temporada frutífera no Lyon, onde marcou 21 golos.
No entanto, Diaz tem um currículo impressionante, com dois títulos da Liga dos Campeões e três do Campeonato Espanhol.
Maxi Gomez
Maxi Gómez tem 32 jogos pelo Uruguai, mas isso não é suficiente para impedi-lo de entrar no mercado de agentes livres.
Gomez foi prolífico no início da sua carreira no Celta de Vigo, o que lhe valeu uma transferência para o Valência, onde os seus números de golos caíram.
O Trabzonspor foi o seu próximo destino durante uma temporada, antes de ser emprestado ao Cádiz na última época, onde não marcou qualquer golo em 33 jogos.
Parece que Gomez esqueceu-se de onde fica a rede, mas antes sabia onde ela ficava.
Carlos Vela

Outro ex-jogador do Arsenal, Carlos Vela deixou a sua marca no futebol longe dos Gunners, apesar de ter contrato com o clube por sete anos.
Foi por empréstimo e depois permanentemente na Real Sociedad que o mexicano encontrou o seu lugar, antes de se transferir para o Los Angeles FC, na MLS.
Vela passou seis anos nos Estados Unidos, marcando 93 golos em 189 jogos e foi eleito o melhor jogador do ano da MLS em 2018.
Um regresso ao norte de Londres parece ser algo improvável para Vela, mas este é um jogador que elevou o seu jogo com o passar da carreira.
Diego Costa
Por último, mas não menos importante, poderá Diego Costa ser a solução?
Duas vezes campeão da Premier League com o Chelsea, Diego Costa não precisaria de ajustes para um terceiro regresso a Inglaterra, depois de também ter tido uma breve passagem pelo Wolves.
Diego Costa sempre foi um pouco difícil de lidar, mas parece que os seus melhores dias já passaram, como demonstra o seu único golo em 25 jogos pelo Wolves.
O Arsenal continuaria a tendência recente de contratar ex-jogadores do Chelsea, mas mesmo este parece um pouco exagerado.