Mais

Com o título decidido, luta por vagas europeias aquece na Premier League

Arteta agradece o apoio dos adeptos.
Arteta agradece o apoio dos adeptos.Chris Foxwell/ProSports/Shutters / Shutterstock Editorial / Profimedia
Com o Liverpool perto de festejar o título, grande parte do interesse da Premier League na parte final da época está centrado na luta pelo acesso à próxima Liga dos Campeões, com sete equipas, separadas por cinco pontos, a lutarem por um lugar... ou dois.

A Inglaterra lidera claramente a classificação da época (graças aos resultados dos seus clubes nas competições europeias), pelo que é muito provável que possa inscrever cinco equipas na próxima edição da Liga dos Campeões.

Para além dos três primeiros classificados (Liverpool, Arsenal e Nottingham Forest), que parecem ter assegurado a sua participação, a luta pelos restantes lugares promete ser uma reta final de época emocionante.

A nove jornadas do fim e com 27 pontos em jogo, tudo parece possível para as restantes equipas do topo da tabela: do Chelsea (quarto classificado com 49 pontos) ao Bournemouth (10.º com 44).

As hipóteses de título do Arsenal

Com o último fim de semana reservado aos quartos de final da Taça de Inglaterra, a Premier League regressa esta terça-feira com dois jogos a meio da semana entre rivais diretos na corrida à Europa.

O primeiro será na terça-feira, no duelo londrino entre Arsenal e Fulham. Uma vitória dos gunners consolidaria a equipa de Mikel Arteta no segundo lugar e permitir-lhe-ia continuar a ter (mínimas) hipóteses de lutar pelo título contra o Liverpool, que joga o dérbi contra o Everton, 15.º classificado, em Anfield, na quarta-feira.

Eis a classificação.
Eis a classificação.Flashscore

A derrota, por outro lado, seria um passo atrás para o Fulham (oitavo com 45 pontos) nas suas aspirações europeias.

O outro confronto de quarta-feira coloca o Brighton (sétimo com 47 pontos) contra o Aston Villa (nono com 45), com o vencedor a levar vantagem para a reta final da temporada.

Dérbi em Stamford Bridge

A equipa de Birmingham, no entanto, pode acabar por pagar os seus esforços, uma vez que se qualificou para os quartos de final da Liga dos Campeões (com o Inter como adversário) e, no sábado, alcançou as meias-finais da Taça de Inglaterra.

Também na quarta-feira, o City (quinto com 48 golos), o Newcastle (sexto com 47 e um jogo a menos) e o Bournemouth têm boas hipóteses de somar pontos ao receberem o Leicester (19.º), o Brentford (11.º) e o Ipswich Town (18.º), respetivamente.

Pep Guardiola espera que a qualificação para as meias-finais da Taça ajude a equipa a recuperar a confiança na reta final e uma das caraterísticas que levou a sua equipa ao topo nos últimos anos: "Pressão e agressividade nos duelos".

Na quinta-feira, o clássico entre Chelsea e Tottenham será decisivo para os Blues em termos de permanência em zona de Liga dos Campeões.

Jogos da 30.ª jornada da Premier League:

Terça-feira, dia 01

Wolverhampton x West Ham (19:45)

Arsenal - Fulham (19h45)

Nottingham Forest - Manchester United (20:00)

Quarta-feira, dia 02

AFC Bournemouth - Ipswich Town (19:45)

Brighton - Aston Villa (19:45)

Newcastle - Brentford (19:45)

Southampton - Crystal Palace (19:45)

Manchester City - Leicester (19:45)

Liverpool - Everton (20:00)

Quinta-feira, dia 03

Chelsea - Tottenham (20:00)