Mas a derrota por 2-3 frente ao Manchester United reabriu o debate sobre se a equipa de Mikel Arteta conseguirá finalmente livrar-se do rótulo de quase campeã e conquistar o primeiro título de Liga em 22 anos.
O Arsenal mantém uma vantagem de quatro pontos sobre um Manchester City irregular e sobre a surpresa Aston Villa no topo da tabela, quando faltam 15 jornadas para o fim.
Já com a presença garantida nos oitavos de final da Liga dos Campeões, a equipa de Arteta está também bem posicionada para chegar à final da Taça da Liga e tem um sorteio favorável em casa frente ao Wigan, da terceira divisão, na quarta ronda da Taça de Inglaterra.
No entanto, o lendário ex-capitão Patrick Vieira questionou a força mental do atual plantel do Arsenal após uma exibição hesitante frente ao United, que resultou na primeira derrota caseira da época.
O Arsenal terminou em segundo lugar nas últimas três temporadas da Premier League e não conquista qualquer troféu de relevo desde a época de estreia de Arteta, há seis anos.
"Continuam a existir dúvidas sobre a força mental da equipa", afirmou Vieira à Sky Sports.
"Têm de perceber que, quando estão no relvado, têm de jogar com mais energia e assumir mais riscos. Qualidade não lhes falta", acrescentou.
Com City e Villa a tropeçarem nas últimas semanas, o Arsenal desperdiçou a oportunidade de transformar a luta pelo título numa caminhada tranquila.
Depois de dois empates sem golos consecutivos frente ao Liverpool e ao Nottingham Forest, o Arsenal sofreu três golos pela primeira vez em quase três anos, com um United revitalizado a vencer no Emirates pela primeira vez desde 2019.
"Temos de demonstrar a força mental que possuímos no relvado nos dias de jogo", afirmou Mikel Arteta quando confrontado com as dúvidas em torno da sua equipa.
"Perdemos um jogo... O importante é como vamos reagir a isso e estou plenamente convencido, porque conheço aqueles jogadores naquele balneário e sei o quanto queremos isto, que vamos reagir de imediato", acrescentou o treinador.
Saka em quebra
Apesar da posição de destaque, a falta de criatividade no último terço não é um problema novo para Arteta resolver.
Nenhum jogador do Arsenal marcou mais de cinco golos na Liga esta época, um quarto do registo de Erling Haaland, do Manchester City.
Um autogolo de Lisandro Martinez e o desvio de Mikel Merino após um canto significam que mais de metade dos golos do Arsenal na Premier League resultaram de jogadores adversários ou de bolas paradas.
A contratação de Viktor Gyokeres não resolveu a busca de Arteta por um número nove goleador, enquanto o extremo Bukayo Saka atravessa uma fase negativa, sem marcar há 13 jogos.
Apesar disso, o Arsenal continua em posição privilegiada para conquistar o primeiro título desde que a equipa de Vieira completou uma época inteira sem derrotas em 2003/04, muito graças à irregularidade dos seus rivais.
O City venceu pela primeira vez em cinco jogos da Liga em 2026, frente ao último classificado Wolves, no sábado.
No entanto, a equipa de Pep Guardiola vai deslocar-se aos terrenos do Tottenham e do Liverpool nos próximos dois jogos da Liga — dois estádios onde raramente conseguiu triunfar, mesmo nos seus melhores anos.
Um título do Villa, o primeiro desde 1980/81, seria ainda mais surpreendente, já que a equipa continua a superar todas as expectativas sob o comando de Unai Emery.
"O percurso nunca será sempre fácil, haverá altos e baixos", afirmou Saka.
"Cabe-nos a nós mostrar o nosso carácter na próxima semana", acrescentou.
Se o Arsenal conseguir recuperar a estabilidade, o título continuará ao seu alcance.
