O Everton recebe o Liverpool na quarta-feira à noite, no último dérbi de Merseyside, em Goodison Park, depois de o jogo ter sido adiado em dezembro. Moyes começou por ser questionado sobre se seria especial o facto de ser o último dérbi num estádio tão emblemático.
"Estou aqui há muitos anos, mas já passou algum tempo desde o meu último dérbi de Merseyside. Foram sempre jogos difíceis, o Liverpool é sempre um adversário difícil. Mas em Goodison foi sempre muito mais fácil, porque temos um apoio fantástico a apoiar-nos. Este jogo não vai ser diferente. Estranhamente, foi adiado, por isso tenho agora a oportunidade de o dirigir."
Em seguida, o treinador deu informações sobre o defesa Vitalii Mykolenko, que está em condições de regressar à equipa, o que será um grande impulso para os Toffees.
"Mykolenko começou a treinar hoje, por isso espero que esteja disponível", disse o treinador dos Blues: "É provavelmente o principal motivo de preocupação".
Foi depois questionado sobre as suas recordações do dérbi e o golo de Lee Carsley na segunda parte valeu ao Everton uma vitória em casa por 1-0 sobre o Liverpool em 2004, que é um momento icónico na história do clube.
"Tenho algumas recordações do dérbi. Vou lembrar-me sempre do golo do Lee Carsley quando ganhámos aqui, e do Andy Johnson. Mas foi sempre difícil, como já disse. Ao longo dos anos, o Liverpool tem sido sempre um adversário difícil. É claro que queremos ganhar. Mas vamos pôr as coisas em perspetiva. O mais importante é conseguirmos pontos para continuarmos na Premier League. É um grande jogo. Esperemos que os jogadores estejam preparados".
Moyes admitiu que o jogo mudou ao longo dos anos, mas o facto é que a emoção continua presente e que ambas as equipas vão lutar até ao último minuto.
"Estive envolvido em alguns destes dérbis de Merseyside e alguns deles foram incríveis. Quando se tratava de Steven Gerrard e Jamie Carragher, era o mais rápido a dar um pontapé. O jogo mudou e não se pode jogar dessa forma. Penso que a arbitragem é diferente hoje em dia. Mas é um grande dérbi e tem sido um jogo brilhante ao longo dos anos e muita, muita gente gosta desses jogos."
O treinador do Everton elogiou depois o treinador do Liverpool, Arne Slot, que levou a sua equipa ao topo da Premier League e da Liga dos Campeões esta época, depois de ter substituído o antigo treinador Jurgen Klopp.
"Eles tiveram um grande treinador com Jurgen Klopp. Penso que a maioria das pessoas vai ficar espantada com o que Arne Slot fez. Tenho de dizer que ele fez um ótimo trabalho, não fez? É difícil dizer quando se está sentado nesta cadeira. Ele fez um excelente trabalho e pôs a equipa a jogar muito bem."
De seguida, Moyes falou sobre o fosso que separa as duas equipas, que estão em extremos opostos da tabela esta época. Moyes revelou que a sua ambição é reduzir essa distância e levar o Everton de volta ao seu lugar.
"Estou a tentar lembrar-me dos primeiros. Se recuarmos tanto no tempo, era uma altura diferente. Provavelmente estávamos a voltar a ser competitivos como um clube da Premier League. A diferença entre as duas equipas neste momento é provavelmente a maior de há muito tempo. Por isso, é algo que tenho de colmatar e começar a aproximar os dois clubes. Naquela altura, os dérbis eram provavelmente um pouco mais competitivos. Foi apenas nos últimos anos que começámos a terminar acima deles na Premier League, e é algo que queremos voltar a fazer."
Siga o Everton - Liverpool no Flashscore
Por fim, falou da rivalidade entre as duas equipas e de como o clube tem um longo caminho a percorrer até poder voltar a competir com o Liverpool, depois de anos de inconsistência e maus resultados.
"Penso que é uma grande cidade futebolística, que sempre teve jogadores incrivelmente bons, de diferentes gerações. Sempre foi um jogo que, mesmo quando eu era miúdo, ansiava por ver. Como adepto de futebol em geral, foi sempre um daqueles jogos que se ansiava ver. Não me posso iludir, já tive a minha quota-parte de derrotas. Estamos a perseguir o Liverpool e, provavelmente, mais do que agora. É sempre bom conseguir um resultado. Mas recordo sempre os meus dois últimos anos, em que terminámos duas vezes acima do Liverpool no campeonato. Levámos uns bons anos a preparar isso e a preparar-nos. Como sabem, ainda temos alguns anos pela frente até estarmos prontos para competir novamente com o Liverpool. Há um fosso entre os dois plantéis e toda a gente está ciente das dificuldades que este clube tem tido. O Everton teve um grande resultado contra o Liverpool no ano passado. Temos assistido a alguma imprevisibilidade na Premier League este ano em termos de resultados. Esperemos que consigamos dar a volta a esta situação."