Num mercado tão inflacionado, encontrar um jogador pelo qual não seja necessário pagar pela transferência, e que também seja de nível internacional, é um dos desejos de qualquer clube.
É o caso do Real Madrid, que contratou Mbappé após o fim do seu contrato com o PSG. O que não quer dizer, como também foi o caso do avançado francês, que eles cheguem aos seus novos clubes de graça. É para isso que servem os prémios de assinatura.
De qualquer forma, sempre será mais económico pagar esse "prémio" do que uma transferência. E isso pode acontecer com vários jogadores com um salário muito alto que, em 30 de junho, se nada mudar, estarão livres. Uma pechincha, é claro. Apresentamos alguns deles nesta lista:
Mohamed Salah
O egípcio de 32 anos não tinha notícias do Liverpool até há duas semanas. Os Reds pareciam estar preocupados com outras coisas e negligenciaram a sua maior estrela. Só na Premier League, ele tem 15 golos e 11 assistências em 16 jogos disputados. A isso devemos acrescentar dois e quatro, respetivamente, na Liga dos Campeões e um e dois na Taça da Liga. O seu valor de mercado no Flashscore é de 71 milhões de euros. A partir de 1 de janeiro, ele pode assinar de graça com quem quiser.
Trent Alexander-Arnold
O lateral-direito, que também pode jogar como médio, é outro ponto importante a ser resolvido pelo Liverpool. Ele pode sair sem que o clube receba nada em troca, aos 26 anos. Um pecado, é claro, para um jogador com um valor de mercado ainda maior que o de Salah: 78,7 milhões de euros. O Real Madrid espera pela sua vez.
Alphonso Davies
Se há um lateral-esquerdo que chamou a atenção de muitos grandes clubes, esse é o atual jogador do Bayern de Munique. O canadiano, com um valor de mercado de 52,5 milhões de euros, é objeto de desejo de outros grandes clubes. Os bávaros passaram muitos meses a tentarem prorrogar o seu contrato, sem sucesso. E isso alimentou Real Madrid e Barcelona.
Joshua Kimmich
No mesmo Bayern, a direção também terá que resolver a situação de um de seus capitães. Versátil como poucos, o jogador da seleção alemã tem sido associado ao Barça em várias janelas. Mas o Manchester City também parece ter o alemão de 29 anos na mira de seus agentes. Atualmente, ele está avaliado em 51,8 milhões de euros.
Kevin de Bruyne
Ele tem sido um dos arquitetos do domínio do City de Guardiola na Inglaterra. O belga de 33 anos parece ter passado de seu auge, mas isso não significa que o seu talento possa ser explorado por outros gigantes do continente se o City não conseguir renovar seu contrato. O seu valor de mercado agora é de 37,7 milhões de euros.
Yarek Gasiorowsk
Entre os espanhóis que estão sem contrato, ainda encontramos o defesa do Valencia. Aos 19 anos, Baraja deu-lhe um papel de liderança na defesa. E, embora tenha uma cláusula de renovação automática por jogos disputados, ele ainda não atingiu o valor estabelecido. Além disso, o clube queria melhorar esse vínculo, aumentando sua cláusula de rescisão para evitar tentações perigosas. O seu valor atual é de 9,9 milhões de euros.
Outros jogadores em final de contrato...
Guarda-redes: Alvaro Valles (Las Palmas), Alex Meret (Nápoles), Manuel Neuer (Bayern), David de Gea (Fiorentina) e Walter Benitez (PSV).
Defesas: Jonathan Tah (Bayer Leverkusen), Van Dijk (Liverpool), Ferland Mendy (Real Madrid), Maguire (Manchester United), Reguilón (Tottenham), Walker-Peters (Southampton), Reinildo (Atlético de Madri) e Boscagli (PSV).
Médios: Koke (Atlético de Madri), Anguissa (Nápoles), Angel Gomes (Lille), Mario Pasalic (Atalanta) e Thomas Partey (Arsenal).
Avançados: Jonathan David (Lille), Son (Tottenham), Sané (Bayern de Munique), Amad Diallo (Manchester United), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Neymar (Al Hilal), Adama Traoré (Fulham), Dybala (Roma) e Pablo Sarabia (Wolves).