Alguns clubes já iniciaram conversações com os jogadores para assegurar os seus serviços ou simplesmente para evitar que saiam a custo zero. Alguns dos jogadores estão certamente à procura de novos desafios e as partes interessadas sabem-no muito bem, pelo que a janela de transferências de inverno oferece um espetáculo interessante e uma luta por nomes bem conhecidos por um pacote. De que jogadores estamos a falar? O Flashscore faz um apanhado dos nomes mais interessantes.
Kieran Tierney
O Arsenal decidiu não prolongar o contrato do defesa escocês Kieran Tierney, confirmando assim praticamente a sua saída do clube. O jogador já foi informado da decisão do Arsenal de não ativar a sua opção por mais um ano. O mais provável é que o jogador regresse ao seu clube de origem, o Celtic, com o qual Tierney, de 27 anos, tem sido associado nas últimas semanas.
James Milner
Será que James Milner vai tornar-se o jogador com mais jogos na história da Premier League? O médio de 38 anos está a apenas 16 jogos do recorde de 653 de Gareth Barry. Se não fosse por algumas lesões na atual temporada, provavelmente já estaria prestes a atingir essa marca. É impossível prever completamente o futuro do antigo jogador do Liverpool e atual futebolista do Brighton. O que é certo é que ele não vai simplesmente abandonar o seu atual clube. O mais provável é uma eventual renovação do seu atual contrato ou uma merecida reforma.
Harry Maguire
O Manchester United está a resolver o dilema de um novo contrato para Harry Maguire. O clube tem a opção de prolongar o seu atual contrato até 2026, mas Maguire invalidaria essa cláusula se assinasse com um clube estrangeiro em janeiro. No entanto, o United também está a negociar um novo contrato com o defesa inglês. O próprio jogador descreveu estas negociações como muito benéficas. O Nápoles, o Fenerbahçe e o Galatasaray estão interessados nos seus serviços. Recorde-se que Maguite chegou a Manchester em 2019, vindo do Leicester, por 80 milhões de libras, e tornou-se o defesa mais caro da história.
Kevin De Bruyne
Um dos que podem deixar o Manchester City no final da temporada é Kevin De Bruyne, com o seu destino preferido a ser a Major League Soccer norte-americana. O clube ainda não discutiu uma extensão de contrato com o belga. Além disso, os Citizens certamente não lhe ofereceriam o atual salário semanal de 400.000 libras. O maior interessado nos serviços do médio belga é o San Diego, que já manteve conversações com os seus agentes sobre um possível contrato, e quer adquiri-lo como o seu primeiro reforço. Al Ittihad e Al Nassr, da Arábia Saudita, também estão na mira de De Bruyne. Mas o internacional belga e a sua família preferem mudar-se para os Estados Unidos. O Inter Miami também poderia fazer uma oferta pelo jogador.
Heung-min Son
O Tottenham já terá prolongado o contrato do seu principal jogador, Heung-min Son, embora não tenha sido feito qualquer anúncio oficial. De acordo com o Times, o Spurs pretende exercer a opção de prolongar o contrato por mais um ano. O clube também manteve em segredo a renovação do contrato anterior de Son. No entanto, está a contar com a sua estrela a longo prazo.
Virgil van Dijk
O Liverpool está a tratar dos contratos de três jogadores importantes. Um deles é o defesa e capitão Virgil van Dijk. De acordo com as últimas informações, o jogador deverá permanecer em Anfield até 2028. Segundo a imprensa espanhola, já foi alcançado um acordo. Não é certo que se trate de um contrato direto de três anos, ou que a permanência do neerlandês dependa de cláusulas de desempenho em cada época. De qualquer forma, o seu atual treinador, Arne Slot, elogia a sua capacidade de liderança e não gostaria de o perder.
Martin Dúbravka
Um bom salário no final da carreira? Esse é o caminho que Martin Dúbravka deve seguir. O guarda-redes eslovaco deve deixar o Newcastle em janeiro, embora o clube prefira não ouvir falar da sua venda agora. O Al Shabab, da Arábia Saudita, que deverá ser dirigido pelo lendário Pavel Nedved a partir do Ano Novo, está interessado e gostaria de levar o internacional eslovaco antes do fim do seu contrato. Dúbravka disputou 165 jogos pelo Newcastle e manteve 48 golos sem sofrer golos, mas perderia o seu lugar no plantel em 2022, após a chegada do agora lesionado Nick Pope.
Vladimír Coufal
O West Ham deveria ter iniciado negociações com Vladimir Coufal sobre um novo contrato no mês passado. O futuro do defesa checo é altamente incerto, uma vez que não tem uma posição forte no clube, sendo possível uma saída em janeiro. De acordo com o The Athletic, vários clubes europeus estão interessados no jogador, com repetidos pedidos de informação por parte da Turquia. A chegada de Aaron Wan-Bissako reduziu ainda mais a influência do ex-jogador eslavo. No entanto, um regresso à República Checa é improvável.
Trent Alexander-Arnold
Real Madrid? Trent Alexander-Arnold poderia olhar para um endereço tão prestigiado. No entanto, o defesa inglês também está a negociar um novo contrato com o Liverpool. Ambas as opções são tentadoras e a comitiva do jogador é nebulosa. O próprio inglês de 26 anos reagiu às especulações enquanto celebrava um golo contra o West Ham, gesticulando que havia demasiada conversa à sua volta. Enquanto os meios de comunicação social espanhóis continuam a afirmar que o jogador está em conversações com o Real Madrid, os jornais britânicos desmentem a ideia. "É mais do que uma decisão futebolística, trata-se do seu legado no clube", comentou o antigo defesa Jamie Carragher sobre a situação.
Mohamed Salah
Se no caso dos dois últimos futebolistas do Liverpool, os adeptos podem estar otimistas e acreditar que as negociações com o clube estão a avançar na direção certa, o caso de Mohamed Salah é um pouco mais complicado. "Tenho de dizer que, até agora, nada avançou. Estou realmente longe de poder dizer que estamos perto do fim das negociações", desabafou o astro egípcio. Mas, no mínimo, honrará o seu contrato atual, pois gostaria de estar presente na comemoração do título dos Reds. Há muito tempo que os clubes da Arábia Saudita estão interessados em Salah e também lhe ofereceram contratos recorde. Será que os próximos passos de Salah vão levá-lo a Cristiano Ronaldo e companhia?
Todos os jogadores cujos contratos terminam no verão de 2025
Arsenal: Kieran Tierney, Thomas Partey, Jorginho
Aston Villa: Robin Olsen, Kortney Hause
Brentford: Ben Mee, Christian Nörgaard*, Josh Dasilva*
Brighton: Tariq Lampety, Jöel Veltman, Jakub Moder, James Milner
Crystal Palace: Remi Matthews, Nathaniel Clyne, Joel Ward, Will Hughes, Jeffrey Schlupp
Everton: Asmir Begovic, João Virgínia*, Michael Keane, Mason Holgate, Ashley Young, Seamus Coleman, Abdoulaye Doucoure*, Idrissa Gueye, Dominic Calvert-Lewin
Fulham: Kenny Tete, Tom Cairney, Adama Traoré*, Raul Jimenez*
Ipswich: Cameron Burgess, Luke Woolfenden, Massimo Luongo
Leicester: Danny Ward, Daniel Iversen, Jamie Vardy
Liverpool: Virgil van Dijk, Trent Alexander-Arnold, Mohamed Salah
Manchester City: Scott Carson, Ilkay Gündogan*, Kevin De Bruyne
Manchester United: Tom Heaton, Victor Lindelöf, Jonny Evans, Harry Maguire*, Amad Diallo*
Newcastle United: Martin Dúbravka, John Ruddy, Mark Gillespie, Fabian Schar, Jamaal Lascelles, Emil Krafth, Sean Longstaff*, Callum Wilson*
Nottingham Forest: Harry Toffolo, Ola Aina, Chris Wood
Southampton: Joe Lumley, Kyle Walker-Peters, Adam Lallana
Tottenham Hotspur: Fraser Forster, Sergio Reguilón, Ben Davies*, Heung-min Son*
West Ham United: Lukasz Fabianski*, Aaron Cresswell, Vladimir Coufal, Danny Ings, Michail Antonio
Wolverhampton: Craig Dawson, Nelson Semedo, Mario Lemina*, Pablo Sarabia
* Os jogadores têm uma cláusula de extensão mínima de um ano nos seus contratos.