De Maddison a Doku: as melhores contratações desta temporada de Premier League até agora

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De Maddison a Doku: as melhores contratações desta temporada de Premier League até agora

James Maddison chegou ao Tottenham vindo do Leicester no verão
James Maddison chegou ao Tottenham vindo do Leicester no verãoAFP
A janela de transferências de verão de 2023 viu os clubes da Premier League gastarem um recorde de 2,7 mil milhões de euros, ultrapassando confortavelmente o recorde da época anterior de 2,2 mil milhões de euros.

Algumas novas contratações demoram algum tempo a assentar, enquanto outras começam a todo o gás, e vimos muitos exemplos de ambos na primeira metade da época 2023/24.

Aqui, o Flashscore escolheu uma série de jogadores que parecem tem compensado a compra durante o verão, mesmo que algumas das verbas em questão possam parecer um pouco exageradas.

Os novos Spurs

Poucos clubes da Premier League passaram por uma transição tão rápida em relação à temporada passada como o Tottenham, cujo estilo de jogo sob o comando do novo treinador Ange Postecoglou mudou a sorte do clube em questão de meses.

Ninguém é mais emblemático do que James Maddison, que chegou do Leicester por cerca de 45 milhões de euros e já parece ser a pechincha da temporada.

James Maddison foi uma contratação fundamental para os Spurs
James Maddison foi uma contratação fundamental para os SpursProfimedia

Apesar de ter sofrido uma lesão em novembro que o deixou de fora até janeiro Maddison preencheu imediatamente uma lacuna na linha ofensiva dos Spurs que não era resolvida desde a saída de Christian Eriksen há algumas épocas.

Contribuiu com três golos e cinco assistências nos 11 jogos que disputou, com uma média de 7,8 no campeonato, e criou uma relação empolgante com Son Heung-min quase imediatamente.

Mas as coisas não ficaram por aí nos Spurs, que agora também contam com um dos melhores guarda-redes do campeonato, Guglielmo Vicario.

Guglielmo Vicario chegou aos Spurs vindo do Empoli
Guglielmo Vicario chegou aos Spurs vindo do EmpoliProfimedia

Antes de setembro, pouco se sabia sobre o italiano de 27 anos, que chegou do Empoli por 20 milhões de euros para substituir Hugo Lloris, que estava há muito tempo no clube, mas uma série de defesas incríveis e exibições consistentes renderam-lhe muitos aplausos entre os adeptos dentro e fora de clube.

Apostas em maestros do meio-campo

Dominik Szoboszlai chegou a Anfield com uma reputação de versatilidade e de ter um jogo ofensivo deslumbrante.

Apesar das lesões iniciais que atrapalharam as primeiras semanas, as recentes atuações do húngaro mostraram as suas habilidades excecionais. O remate de longa distância e a visão de jogo do jogador de 23 anos acrescentaram um elemento dinâmico muito necessário ao meio-campo do Liverpool, tornando-o ainda mais potente no ataque.

Szoboszlai reforçou o meio-campo do Liverpool
Szoboszlai reforçou o meio-campo do LiverpoolAFP

O valor de 69 milhões de euros parece ser um bom negócio, especialmente considerando alguns dos outros preços pagos por médios durante a janela.

Por falar nisso, Declan Rice tornou-se brevemente no jogador mais caro da história da Premier League depois de fazer a troca do West Ham para o Arsenal durante o verão.

Embora o preço de 120 milhões de euros tenha o potencial de deixar um jogador atolado sob o peso das expetativas, isso não parece ter acontecido com Rice.

Declan Rice tem correspondido às expectativas até agora no Arsenal
Declan Rice tem correspondido às expectativas até agora no ArsenalProfimedia

Pelo contrário, o internacional inglês afirmou-se como uma peça fundamental para a equipa de Mikel Arteta, que fixar-se na luta pelo título da Premier League esta temporada.

Com apenas 24 anos, Rice tem uma média de 7,4 no campeonato até ao momento, e tem sido tão bom que os adeptos do Arsenal têm cantado sobre oferecer mais 20 milhões aos Hammers, por receio de terem saído por cima do negócio.

Outro jovem médio inglês que fez uma transferência surpreendente no verão foi Cole Palmer.

Cole Palmer, médio do Chelsea, tem sido um dos melhores jogadores da sua equipa
Cole Palmer, médio do Chelsea, tem sido um dos melhores jogadores da sua equipaAFP

Estrela da seleção sub-21 de Inglaterra e aparentemente prestes a furar na equipa titular do Manchester City, o clube da sua cidade natal decidiu negociar o jovem médio ofensivo com o Chelsea, que gastou cerca de 50 milhões de euros..

Os tempos têm sido difíceis para Mauricio Pochettino e para os Blues esta temporada, mas Palmer tem sido certamente o maior brilho, contribuindo com golos e assistências e ganhando uma chamada à seleção principal. É, sem dúvida, uma estrela com potencial para o futuro.

A muralha ibérica do Aston Villa

Pau Torres foi uma escolha inspirada do Aston Villa.

A presença tranquila e jogo aéreo reforçaram a defesa do clube, tornando-a muito mais difícil de ser ultrapassada. Formou desde já uma parceria formidável com Ezri Konsa, transformando o Villa numa força difícil de ser atravessada.

Pau Torres também jogou com Unai Emery no Villareal
Pau Torres também jogou com Unai Emery no VillarealAFP

O internacional espanhol de 26 anos tinha uma série de clubes à escolha no verão, mas optou por reunir-se com o antigo treinador do Villareal, Unai Emery, nas Midlands, por cerca de 40 milhões de euros.

Torres adaptou-se ao futebol inglês com facilidade e Emery parece saber como tirar o melhor proveito do defesa central.

Talento em bruto a voar nas alas

Jeremy Doku é um talento bruto na sua forma mais pura. A velocidade alucinante e habilidades injetaram uma nova emoção no ataque do Manchester City, acrescentando outra dimensão a um último terço já devastador.

Embora ainda se esteja a adaptar ao sistema de Guardiola, os lampejos de brilhantismo sugerem um futuro de superestrela em formação, o ritmo e imprevisibilidade parecem ser um pesadelo absoluto de defender, e é incrivelmente confiante e capaz de tomar as decisões certas para um jovem de 21 anos.

Doku tem estado em grande forma no Man City
Doku tem estado em grande forma no Man CityProfimedia

Tem muita concorrência e muito trabalho pela frente para se tornar na primeira opção nas alas do City, mas o belga - contratado do Rennes por 64 milhões de euros - parece ser um ótimo investimento a longo prazo para os tricampeões.

Um dos negócios menos badalados, mas aparentemente muito perspicazes do verão, Anthony Elanga transferiu-se do Manchester United para o Nottingham Forest e injetou de forma imediata uma dose de perigo na linha de frente.

Anthony Elanga, médio sueco do Nottingham Forest, está a passar despercebido esta época
Anthony Elanga, médio sueco do Nottingham Forest, está a passar despercebido esta épocaAFP

O jovem sueco custou apenas 20 milhões de euros e é um dos jogadores mais rápidos da liga, fornecendo um pouco de energia que faltou muito na última temporada do Forest. O jogador de 21 anos está a ter uma primeira temporada frutífera no novo clube, com quatro golos e cinco assistências nos primeiros 19 jogos.

Moyo mania e especialistas em bolas paradas no leste de Londres

Mohammed Kudus tem sido uma revelação para o West Ham, em excelente forma nas últimas semanas.

Com dribles poderosos e faro de golo, o ganês acrescenta uma muito necessária acutilância no ataque dos Hammers, formando uma parceria poderosa com o médio Lucas Paquetá.

Kudus está a encontrar o seu lugar no West Ham
Kudus está a encontrar o seu lugar no West HamAFP

O jogador de 23 anos parece ter sido uma bacatela ao custar 45 milhões de euros, pagos ao Ajax, com seis golos em 15 jogos na Premier League (no momento em que este artigo foi escrito).

Entretanto, a chegada de James Ward-Prowse ao West Ham, proveniente do Southampton, preencheu na perfeição a lacuna deixada por Declan Rice.

James Ward-Prowse tem sido um jogador importante para David Moyes
James Ward-Prowse tem sido um jogador importante para David MoyesProfimedia

A liderança e experiência em lances de bola parada reforçaram imediatamente o meio-campo, melhorando imediatamente a equipa de David Moyes com a sua ampla qualidade.

Ward-Prowse tem sido uma peça fundamental na ascensão do West Ham na luta pelos lugares europeus, acrescentando controlo e experiência à energia juvenil. Tem uma média muito sólida de 7,4 nos 17 jogos da liga até agora, causando medo em qualquer adversário cantos ou cobranças de falta dentro do último terço.