Mais

Detetive da polícia foi despedido por atos de vandalismo num jogo do Arsenal

Jogo do Arsenal com o Bayern resultou num castigo inusitado
Jogo do Arsenal com o Bayern resultou num castigo inusitadoAFP

O detetive Gordon Irikefe, da Polícia Metropolitana, foi despedido da polícia por se ter envolvido em actos de vandalismo no futebol enquanto usava uma balaclava num jogo do Arsenal.

Na sequência de uma audiência por má conduta em relação a numerosos actos de vandalismo em jogos do Arsenal entre outubro de 2022 e abril de 2024, Gordon Irikefe foi despedido sem aviso prévio e recebeu uma ordem de proibição de três anos de jogos de futebol no Reino Unido pelo Tribunal de Westminster na segunda-feira.

Irikefe terá atirado um engenho pirotécnico para o meio da multidão durante o jogo do Arsenal na Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, a 17 de abril do ano passado. Irikefe foi também detido pela polícia alemã no mesmo dia por usar uma balaclava completa e óculos de sol dentro do estádio. Foi multado em 100 euros por essa infração.

O que é chocante é que Irikefe não pode deslocar-se a menos de uma milha do estádio Emirates se o Arsenal estiver a jogar quatro horas antes e depois do jogo, nem visitar qualquer cidade ou bairro londrino quatro horas antes e depois de um jogo fora. A Detetive Superintendent Emma Bond, responsável pelo policiamento da zona Centro-Sul, falou sobre a decisão e o comportamento inaceitável de Irikefe.

"Irikefe demonstrou um padrão de comportamento inaceitável em jogos de futebol, para qualquer pessoa, quanto mais para um agente da polícia que deveria manter os mais elevados padrões, quer em serviço quer fora dele. As suas acções não só o levaram a ser sujeito a uma ordem de proibição de jogar futebol, como também lhe custaram o emprego. Estou grato aos colegas da Unidade de Normas Profissionais e da Unidade de Futebol por terem reunido as provas deste caso para garantir que pudéssemos tomar medidas decisivas."