Mais

Do despedimento ao arrependimento: Huijsen vive momento mágico no Bournemouth

Dean Huijsen tem dado que falar
Dean Huijsen tem dado que falarJUSTIN TALLIS/AFP
Depois de deixar a Juventus no verão, o neerlandês naturalizado espanhol nascido em 2005 está a ser o protagonista de uma transferência muito falada. Depois de um primeiro período na sombra, está agora a mostrar o seu valor e já marcou golos a Tottenham e Manchester United.

Há quem, em Turim, tenha lamentado imediatamente a sua saída, enquanto outros começam a sentir a sua falta, agora que os defesas estão contados devido às lesões de Bremer e Juan Cabal.

Agora, o antigo jogador da Juventus, Dean Huijsen, depois de um início de época vivido nos bastidores, está a viver o seu melhor momento, tanto defensiva como ofensivamente. E é difícil não tentar imaginar como as coisas poderiam ter sido se ele tivesse ficado na Juventus.

Dezembro de sonho

O neerlandês naturalizado espanhol, assim que encontrou espaço na defesa dos Cherries, foi capaz de marcar golos ao Tottenham e ao Manchester United, e permitiu que o Bournemouth não sofresse golos nos últimos cinco jogos, nos quais jogou sempre 90 minutos.

Os resultados do Bournemouth
Os resultados do BournemouthFlashscore

A pressão de vestir a camisola do clube inglês não é provavelmente a mesma que a de vestir a camisola da Juventus. O facto é que, ao lado do ucraniano Ilya Zabarnyi, Huijsen forma a dupla de defesas mais jovem da Premier League e era inevitável que as suas exibições, bem como o seu novo meme inspirado no Chill Guy, fossem elogiadas.

No último jogo, o encontro em casa contra o Crystal Palace que terminou 0-0, Huijsen ganhou o prémio de Homem do Jogo pela segunda vez consecutiva.

"Nunca quis sair"

Huijsen, que jogava pelos Bianconeri desde os 16 anos, passando pela equipa primavera e pela Next Gen até se estrear na Serie A, parecia destinado a tornar-se um pilar da equipa do futuro, aquela que Cristiano Giuntoli e Thiago Motta estavam a construir peça a peça.

Mas, depois de ter sido emprestado à Roma para ter continuidade e competir com uma grande equipa desde o início, apesar da sua tenra idade, foi afastado no verão a bem do projeto, embora quisesse ficar em Turim.

O próprio jogador disse isso numa entrevista recente à La Gazzetta dello Sport: "Sinceramente, nunca quis sair. Não foi uma escolha minha. Durante os primeiros dias de preparação em Continassa, a direção e o Thiago Motta disseram-me que precisavam de fazer dinheiro com a minha transferência e que eu teria de encontrar uma solução".

O que causou discussão não foi apenas a sua venda, mas também o preço de venda, 15,2 milhões de euros + 3 milhões de bónus, que foi considerado por muitos especialistas como demasiado baixo, tendo em conta o potencial do defesa.

Futuro em Espanha?

De acordo com o AS, Huijsen está na mira do Real Madrid há já alguma tempo, que não deixou de reparar nas recentes exibições do jovem, que se estreou recentemente na seleção espanhola de sub-21 depois de ter adquirido a nacionalidade e é atualmente treinado por um espanhol, Andoni Iraola.

Uma transferência para Espanha soaria como um piada para muitos adeptos da Velha Senhora que gostariam de o ver de novo com a camisola da Juventus e que poderiam encontrá-lo em breve contra um adversário.

Se não for para o Real, o jogador nascido em Málaga parece destinado a um grande clube e, no verão - se o seu desempenho se mantiver como agora -, não é de excluir uma guerra de ofertas a envolver outras equipas europeias de topo.