"É o meu trabalho": Haaland faz história na Premier League com o 100.º golo

Erling Haaland do Manchester City após o jogo da Premier League em Craven Cottage
Erling Haaland do Manchester City após o jogo da Premier League em Craven CottageBradley Collyer / PA Images / Profimedia

Erling Haaland afirmou estar "orgulhoso" por fazer história, ao tornar-se o jogador mais rápido a atingir os 100 golos na Premier League, durante a emocionante vitória do Manchester City por 4-5 frente ao Fulham, esta terça-feira.

Recorde as incidências da partida

O remate certeiro de Haaland na primeira parte em Craven Cottage permitiu-lhe chegar à centena em apenas 111 jogos na Liga ao serviço do City.

O avançado, de 25 anos, superou o anterior recorde estabelecido pelo antigo jogador do Newcastle e do Blackburn, Alan Shearer, que precisou de 124 partidas para chegar aos 100 golos.

"É enorme e estou mesmo orgulhoso. Claro que é algo marcante, fazer parte do clube dos 100 é especial e estou feliz", disse Haaland.

"Já sabia do recorde, era isso que procurava. Tento ajudar a equipa a marcar golos, é esse o meu trabalho", acrescentou o avançado norueguês.

Haaland, que chegou do Borussia Dortmund em 2022, não tinha conseguido marcar nos três jogos anteriores frente ao Newcastle, Bayer Leverkusen e Leeds.

Quebrou essa pequena seca com mais um feito notável na sua brilhante carreira no City.

Dos 100 golos de Haaland, 71 foram marcados com o pé esquerdo e 17 de cabeça.

"Quando és avançado do Manchester City, tens de apresentar grandes números", afirmou.

"Esse é o meu papel, as pessoas devem criticar-me se não o fizer, e normalmente é isso que acontece. Tenho de corresponder", acrescentou.

Assinou um remate de grande classe para colocar o City em vantagem aos 17 minutos, frente ao Fulham, somando o 15.º golo na Liga esta época e 20 em todas as competições.

Jeremy Doku fez a assistência com um passe atrasado preciso, e Haaland temporizou na perfeição a sua desmarcação para desferir um potente remate que passou a voar pelo guarda-redes do Fulham, Bernd Leno, a partir dos 11 metros.

"Acho que quem estava em casa gostou deste jogo. Foi uma partida louca, nove golos é muito. No fim, vencemos e estamos contentes, mas não foi a melhor vitória", disse Haaland.

Com o City agora apenas a dois pontos do líder Arsenal, Haaland acrescentou: "É importante, o Arsenal veio aqui e ganhou. O Fulham é uma excelente equipa, mas não devemos pensar demasiado no Arsenal. Devemos concentrar-nos em nós próprios, hoje não estivemos ao nosso melhor nível e sabemos disso. Temos de melhorar como equipa, e é isso que vamos fazer."

Haaland ainda tem um longo caminho a percorrer para bater o recorde mais emblemático de Shearer, já que o antigo capitão de Inglaterra detém a marca histórica de golos na Premier League, com 260 tentos.

"Tenho conhecimento disso, mas não penso muito nisso", afirmou.