Mais

Eddie Howe admite que o impasse com Alexander Isak "não é o ideal" para o Newcastle

Alexander Isak quer sair do Newcastle
Alexander Isak quer sair do NewcastleJohn Walton, PA Images / Alamy / Profimedia
O treinador do Newcastle United, Eddie Howe, admitiu que a guerra fria com o avançado Alexander Isak está longe de ser ideal, numa altura em que a equipa se prepara para começar a temporada da Premier League sem o goleador.

O internacional sueco de 25 anos, que marcou 62 golos em todas as competições desde que chegou por uma quantia recorde ao clube em 2022, parece estar determinado a deixar o Newcastle nesta janela de transferências.

A imprensa britânica noticiou que o campeão Liverpool teve uma oferta de perto de 130 milhões de euros rejeitada por Isak, que marcou 23 golos na liga na última temporada, com o Newcastle a terminar em quinto lugar e a qualificar-se para a Liga dos Campeões. O jogador tem estado a treinar longe do plantel e é pouco provável que esteja presente no duelo de abertura contra o Aston Villa, no sábado.

"Não tem sido o ideal, não acho que tenha sido saudável para nós, não vou negar isso. Tem sido um grande, grande desafio. Para mim, o Alex é um dos - senão o melhor - avançados do mundo, por isso perdê-lo no plantel é uma grande lacuna. A situação está a decorrer, mas teremos de encontrar uma forma de jogar sem ele (no Villa Park)", disse Howe à BBC.

Howe reconheceu que a moral do plantel sofreu um golpe durante a pré-época, quando Isak treinou sozinho no seu antigo clube, Real Sociedad, enquanto o Newcastle estava em digressão pela Ásia.

"Ia sempre acontecer isso quando se tem um jogador tão bom que não faz parte do grupo. É difícil para os jogadores entenderem. Mas, com o passar do tempo, houve uma aceitação de que este é o plantel e que temos de tirar o melhor partido da situação. Essa sempre foi a minha linha de pensamento. Avançámos e o ambiente do grupo tem sido muito bom", disse Howe.