O treinador de 47 anos deu entrada no hospital a 11 de abril, depois de se ter sentido mal durante vários dias. Com a pneumonia, foi substituído no banco pelo seu adjunto Jason Tindall.
"Sou um daqueles tipos, provavelmente como a maioria, que não se abre necessariamente com os médicos e as pessoas, mas diz 'vou ficar bem em alguns dias, vou lutar'", respondeu Howe, quando questionado sobre o risco para a sua saúde, se não para a sua vida.
"Por isso, estou muito grato ao médico Paul Catterson por ter atuado rapidamente, porque sem essa intervenção rápida o resultado poderia ter sido diferente", acrescentou durante a conferência de imprensa.
No hospital, "os cuidados que recebi do NHS foram absolutamente de primeira classe. Não tenho palavras para lhes agradecer, foram absolutamente brilhantes", afirmou.
O treinador do Newcastle admitiu que não está 100% recuperado fisicamente, "mas acho que estou perto de 100% na cabeça, que é o mais importante".
O Newcastle (5.º, 59 pontos) ocupa a última vaga de qualificação para a Liga dos Campeões antes da 34.ª jornada da Premier League, quando recebe o Ipswich no St James's Park, este sábado.