Mais

Eddie Howe diz que vitória do Newcastle com o West Ham é um "impulso" antes da final

Eddie Howe, treinador do Newcastle
Eddie Howe, treinador do NewcastleAdrian Dennis / AFP
O Newcastle vai chegar à final da Taça da Liga, contra o Liverpool, de bom coração, disse o treinador Eddie Howe, depois de a sua equipa ter vencido o West Ham por 1-0 e ter subido ao sexto lugar da Premier Leaguem na segunda-feira.

O Newcastle não vence um troféu importante há 70 anos, mas não deixou que o confronto de domingo o distraísse, pois um golo de Bruno Guimarães aos 63 minutos manteve-o firmemente na luta pela qualificação para a Liga dos Campeões.

A vitória foi um estímulo oportuno para o Newcastle, que tinha perdido três dos quatro jogos anteriores na Premier League.

"Uma das nossas melhores vitórias da temporada, não em termos de desempenho, mas de vontade e coração", disse Howe.

"Agora vamos concentrar-nos totalmente no Liverpool. Vamos levar tudo em consideração. Senti que precisávamos de uma vitória para chegarmos à final com um verdadeiro impulso. Vai fazer-nos muito bem. Também para a nossa posição na tabela de classificação, hoje foi vital", acrescentou.

Howe deu a entender que a espera pela final tem sido uma distração para os seus jogadores, mas que a exibição de segunda-feira mostrou os ingredientes necessários para ser uma equipa de sucesso.

"É por isso que, para mim, foi uma vitória tão boa. Seria fácil para os jogadores se distraírem, mas eles estavam presentes", disse.

"Estes jogos, como aprendemos da última vez, podem ser uma longa espera, toda a gente fala deles, mas temos grandes jogos pela frente. Estamos contentes por ter chegado, esperamos ter um bom desempenho", explicou Eddie Howe.

É a segunda vez em três épocas que Howe leva o Newcastle à final da Taça da Liga. Em 2023, o clube perdeu com o Manchester United.

Howe escolheu o guarda-redes Nick Pope à frente de Martin Dubravka na segunda-feira e disse que decidir quem começaria em Wembley foi uma decisão difícil.

"É uma decisão difícil, mas não é a única", disse.

"A situação do guarda-redes não tem sido clara, uma vez que os dois guarda-redes têm estado em grande forma. Fiquei satisfeito com o Nick hoje. Procura-se o melhor homem para o trabalho. É preciso ter em conta a forma, o treino e tudo o resto. São decisões difíceis de tomar", assumiu o treinador.