Mais

Eddie Howe elogia o Newcastle: "Estamos a jogar com confiança"

Eddie Howe, treinador do Newcastle United, festeja após o jogo
Eddie Howe, treinador do Newcastle United, festeja após o jogoChris Radburn / Reuters
A alegria da conquista do primeiro troféu nacional do Newcastle United em 70 anos e a euforia desenfreada de um desfile de autocarros abertos pelas ruas da cidade poderiam ter distraído a equipa de Eddie Howe da sua busca pela qualificação para a Liga dos Campeões.

Mas as sucessivas vitórias na Premier League desde o triunfo em Wembley sobre o Liverpool no mês passado, a última das quais uma goleada de 3-0 sobre o Leicester City na segunda-feira, significam que a equipa continua no caminho certo para regressar à principal competição europeia.

Dois golos iniciais de Jacob Murphy e outro de Harvey Barnes antes do intervalo fizeram com que a noite fosse confortável para o Newcastle, que ultrapassou o Manchester City e subiu ao quinto lugar.

O clube está empatado em 53 pontos com o quarto classificado Chelsea e tem um jogo a menos.

"Quando ganhámos a Taça, havia a preocupação de que pudéssemos cair. É um sentimento subconsciente de que se atingiu um ponto alto e que há uma queda", disse Howe: "O desafio para o grupo era: 'Vocês conseguem repetir?' E eles fizeram isso muito bem. (Terminar entre os quatro primeiros) será muito importante para nós. É difícil pensar muito à frente e pensar nas implicações. Precisamos de fazer o nosso trabalho e isso é ganhar jogos."

O Newcastle recebe o Manchester United no fim de semana, antes de outro jogo em casa contra o Crystal Palace, na quarta-feira, e depois desloca-se ao Aston Villa, rival dos quatro primeiros classificados.

"Estamos a jogar com confiança, mas vamos precisar dela porque os próximos três jogos são difíceis", disse Howe: "A coisa vai aquecer. A próxima semana é uma semana importante para nós. Temos três jogos muito difíceis e isso vai ajudar muito a ver onde estamos no final da temporada."

Murphy resumiu o clima de alegria no clube.

"Está a ser inacreditável. A excursão de autocarro foi de outro mundo, um dia fantástico. Dá para entender por que os grandes craques são viciados em ganhar troféus, a sensação que isso dá", disse: "Agora que estamos de volta aos treinos, queremos repetir o feito na próxima temporada. Queremos continuar a esforçar-nos para sermos melhores e voltar a sentir o sabor."