Mais

Eddie Howe, treinador do Newcastle, quer ficar com o guarda-redes Dubravka

Eddie Howe, treinador do Newcastle, com Dubravka
Eddie Howe, treinador do Newcastle, com DubravkaJohn Walton / PA Images / Profimedia
O técnico do Newcastle, Eddie Howe, ainda espera que o guarda-redes Martin Dubravka permaneça no St James's Park após o fim da janela de transferências de janeiro.

Aos 35 anos, o guarda-redes da seleção eslovaca tem sido fortemente ligado a uma transferência para o Al Shabab, da Liga Saudita, no momento em que entra nos últimos seis meses do seu contrato com os Magpies.

Dubravka sofreu apenas dois golos em sete jogos em todas as competições - todos eles vitórias - enquanto substituiu o lesionado Nick Pope, durante uma série em que o Newcastle está perto de um lugar na final da Taça da Liga Inglesa e está em quinto lugar na tabela da Premier League.

"O Martin tem estado numa situação difícil", disse Howe esta sexta-feira.

"Como qualquer jogador que está a terminar o contrato no verão, com todos os jogadores com quem já trabalhei, há sempre aquele sentimento de dúvida. É natural que ele queira uma conclusão para o seu futuro, quer seja um novo contrato connosco, seja qual for o resultado. Mas é certo que ele jogou muito bem e fiquei muito satisfeito com ele", acrescentou o treinador.

"Ele desempenhou mais do que o seu papel na nossa recente série de jogos. Mais uma vez contra o Arsenal (vitória por 2-0 na primeira mão da meia-final da Taça da Liga), achei que ele esteve muito, muito bem, por isso espero que possamos chegar a algum tipo de acordo com ele", explicou.

Dubravka foi visto em lágrimas após o final do jogo de terça-feira, contra o Arsenal, no que muitos observadores interpretaram como uma despedida do Newcastle.

Foi contratado pelo antigo treinador do Newcastle, Rafael Benítez, inicialmente por empréstimo, em janeiro de 2018, mas tem sido em grande parte um apoio ao internacional inglês Pope nos últimos dois anos e meio, um período que incluiu um período de empréstimo ao Manchester United.

Mas mostrou o seu valor nas últimas semanas, com Howe, que tem de decidir se Dubravka deve ou não descansar para o jogo de domingo da terceira ronda da Taça de Inglaterra, contra o Bromley, do quarto escalão, a dizer: "Sei o quanto o Newcastle significa para ele e dá para ver que, emocionalmente, ele está muito empenhado."

"É claro que todas essas coisas vão desempenhar um papel na sua decisão e na nossa decisão e espero que haja um resultado positivo no final", acrescentou.

O Newcastle tem sido associado a uma transferência para James Trafford, internacional sub-21 de Inglaterra do Burnley, caso Dubravka saia.

E Eddie Howe recusou-se a dizer se Pope, que está de volta aos treinos, continua a ser o seu guarda-redes titular.

"É sempre um estado de fluxo. Está sempre a mudar porque isso depende do desempenho do jogador", explicou.