Emery desvaloriza candidatura ao título do Aston Villa: "Na semana passada ninguém perguntou"

Emery desvaloriza candidatura ao título do Aston Villa
Emery desvaloriza candidatura ao título do Aston VillaMark Cosgrove / Zuma Press / Profimedia

Unai Emery garante que o Aston Villa só será realmente candidato ao título da Premier League se continuar na luta quando faltarem três jornadas.

Recorde as incidências da partida

O Aston Villa aproximou-se dos líderes Arsenal, ficando a quatro pontos, ao vencer por 2-0 em Newcastle, poucas horas antes dos Gunners sofrerem uma surpreendente derrota caseira por 3-2 frente ao revitalizado Manchester United.

A equipa de Emery, que ocupa a 3.ª posição, partilha os mesmos pontos com o Manchester City, que está em 2.ª, numa fase em que a luta pelo título está ao rubro.

Apesar de o Villa ter conquistado a sua primeira vitória em St James' Park desde 2005, o sempre cauteloso Emery recusou-se a alimentar sonhos sobre o primeiro título do clube desde 1981.

"Na semana passada perdemos contra o Everton e ninguém me perguntou sobre candidatos ao título, mas agora já perguntam?", afirmou.

"Na próxima semana vamos receber o Brentford em casa. Pronto, calma. Manter o equilíbrio é o único objetivo que tenho em mente. A única forma que conheço é trabalhar todos os dias e, se mantiveres o rendimento, talvez consigas fazer melhor e, quem sabe, na 35.ª jornada, possamos falar de outra maneira".

Emery tem mantido a convicção de que o Villa é outsider na corrida ao título devido ao poder financeiro do Arsenal, Manchester City, Liverpool e Chelsea e voltou a sublinhar esse ponto quando lhe pediram para avaliar as hipóteses do Villa terminar no topo da classificação.

"Claro que estamos a competir contra o Arsenal, estamos a competir contra o Manchester City, estamos a competir contra o Chelsea, estamos a competir contra o Liverpool, estamos a competir contra o Newcastle, contra o Tottenham... Uau, o poder que eles têm", disse.

"Mas estamos a competir e estamos lá, estamos a somar pontos".

O Villa, que venceu seis e empatou três dos seus 12 jogos fora na Premier League, adiantou-se no marcador quando Emiliano Buendia escolheu o sítio certo e rematou de forma perfeita, sem dar hipótese ao guarda-redes Nick Pope.

Os Magpies teriam empatado não fosse a defesa brilhante de Emiliano Martinez ao cabeceamento de Lewis Miley mesmo antes do intervalo.

O Villa voltou a marcar já nos descontos por Ollie Watkins, mas Emery sofreu um revés físico ao ver o médio escocês John McGinn afastado até dois meses devido a uma lesão no joelho.

"Estamos muito, muito felizes, muito orgulhosos do trabalho que fizemos porque, depois de perdermos contra o Everton, precisávamos de reagir como reagimos", afirmou Emery.