Esperava-se que Erik ten Hag fosse um salvador no Manchester United, depois de o clube de Old Trafford ter tido inúmeras experiências falhadas com treinadores como José Mourinho, Ole Gunnar Solskjær, Michael Carrick e Ralf Rangnick.
Em julho de 2022, Ten Hag assinou pelo Manchester United, depois de o treinador neerlandês ter conseguido dominar o futebol no seu país natal com o Ajax.
"Sentirei sempre a falta da ligação com os adeptos do United"
Depois de assumir o cargo no verão de 2022, Erik ten Hag conseguiu causar um impacto positivo, vencendo a Taça da Liga e terminando em terceiro lugar na Premier League, tornando-se um dos favoritos dos adeptos. O treinador neerlandês diz sentir falta da "ligação" que tinha com os adeptos do Manchester United.
"Tive o apoio de uns adeptos inacreditáveis. O ambiente em Old Trafford é mágico e a energia dos adeptos inspirou-me em todos os jogos. Vou sentir sempre a falta dessa ligação", afirmou Erik ten Hag, numa entrevista online ao podcast SEG Stories.
"Obviamente, também tenho arrependimentos"
No entanto, a época 2024/2025 não tem sido fácil para o Manchester United. A equipa estava em 14.º lugar na Premier League no momento do seu despedimento, em outubro de 2024, com um desempenho muito abaixo das expectativas da direção. Erik ten Hag falou mesmo abertamente sobre esse período difícil.
"O futebol é um desporto onde os resultados ditam tudo. Conhecia a pressão e a responsabilidade inerentes ao cargo, mas por vezes as coisas não correm como queremos, por muito que tentemos", concluiu o treinador neerlandês sobre o seu mandato em Old Trafford.
"A minha passagem pelo Manchester United foi uma experiência inesquecível. Estou grato por todos os grandes momentos e pela oportunidade de treinar um clube com uma história tão grande. É claro que também me arrependo, porque gostaria de ter continuado mais e terminado o que comecei", acrescentou Ten Hag.
"Preciso refletir"
Quanto ao futuro, ten Hag referiu que já recebeu propostas para regressar ao ativo, mas optou por fazer uma pausa até julho de 2025.
"Tive várias propostas interessantes, mas sinto a necessidade de refletir e preparar o próximo capítulo da minha carreira. É importante escolher bem o próximo desafio", explicou.
Na sua carreira de treinador, Erik ten Hag já treinou o Go Ahead Eagles, o Bayern II, o Utrecht e o Ajax.