A dupla dinamarquesa Christian Eriksen e Rasmus Hojlund juntou-se aos problemas físicos do Manchester United durante a pausa internacional, com Lisandro Martinez e Casemiro já entre os ausentes de longa duração.
O atual 20 vezes campeão da Premier League ocupa atualmente o oitavo lugar, com 21 pontos em 12 jogos, o que representa o pior início de época desde 1962.
De acordo com o novo formato, a partir da época de 2024/2025, a fase de grupos da Liga dos Campeões passará de 32 para 36 equipas, que jogarão num formato de liga única. Cada equipa jogará um mínimo de 10 jogos, em vez dos atuais seis, contra 10 adversários diferentes.
"Todos os treinadores se queixam do calendário. Mas, mesmo assim, continuam a acrescentar jogos ao calendário. No próximo ano, voltam a acrescentar dois jogos (no novo formato da Liga dos Campeões) e os limites são... já atingimos os limites. Acho que já ultrapassámos os limites do que os jogadores conseguem aguentar", disse Ten Hag aos jornalistas.
O Manchester United tem uma semana complicada fora de Old Trafford, visitando o Galatasaray, da Turquia, na Liga dos Campeões, na quarta-feira, seguida de uma deslocação ao sexto classificado Newcastle, em St James' Park, na Premier League, no sábado.
"E o que vemos agora nos primeiros 12 jogos da Premier League é que o nível físico é ainda mais elevado do que no ano passado. Há uma escolha a fazer. Ou se está à altura, através do treino e da preparação, ou se deixa cair", disse o técnico neerlandês.
"Essa é uma decisão que todos os clubes têm de tomar, todas as equipas têm de tomar, todos os indivíduos têm de tomar", acrescentou.
O Manchester United enfrenta o Everton, que na semana passada se tornou o primeiro clube da Premier League a ser castigado com perda de pontos, por violar as regras de sustentabilidade financeira, no Goodison Park.
O Everton caiu do 14.º para o penúltimo lugar, depois de uma comissão independente ter imposto uma dedução imediata de 10 pontos.