O atual treinador do Fenerbahçe, José Mourinho, trabalhou com Essien no Chelsea, onde ganharam vários títulos.
Essien é atualmente treinador adjunto do FC Nordsjaelland.
"Acordei um dia e pensei: 'Vou começar a fazer alguma coisa'. Comecei a treinar para poder aprender como é ser treinador. Agora falo com alguns (dos meus antigos treinadores). É uma conversa normal, nada de tática. Tive alguns grandes treinadores com quem tive a sorte de trabalhar. Aprendi algumas coisas com José (Mourinho) e com Ancelotti - a sua calma e a forma como geria os jogadores, a forma como tentava abraçar os jogadores", afirmou Essien.
"Agora percebo um pouco melhor porque é que o José se zangava", acrescentou o antigo médio.
"Não estou a pensar em ser treinador principal. Ainda não. Mas quando lá chegar, vou desenvolver o meu estilo de jogo em torno do modelo do que estamos a fazer aqui. Ainda tenho mais alguns anos pela frente. Vamos ver. Talvez chegue lá. Quando estava a jogar, nunca pensei que iria entrar nesta viagem. Mas quando estava a chegar ao fim da minha carreira, um dia pensei: 'Fiz futebol toda a minha vida e acho que é o que sei fazer melhor. Devia começar a fazer alguma coisa para manter a minha rotina". Também queria ter as ideias e estratégias de como ser treinador, para aprender a ser treinador. Foi assim que tudo surgiu", explicou Essien.
"E também porque adoro o jogo. Vou estar sempre dentro e à volta do jogo. Tento dar o meu melhor para ajudar os jovens que estão a chegar, para que possam fazer alguma coisa nas suas carreiras. Esta geração, por vezes, pode ser bastante difícil. Às vezes pensam que conhecem o mundo, mas na verdade não sabem nada. Ter-me por perto é fácil para eles virem fazer-me algumas perguntas e eu dou-lhes algumas orientações e conselhos", acrescentou.