O grupo americano pôs fim ao turbulento mandato de Farhad Moshiri num negócio que se acredita valer mais de 400 milhões de libras (486 milhões de euros).
O acordo foi alcançado em setembro e foi agora aprovado pela Premier League, tornando o Everton o 10.º clube da Premier League sob propriedade americana.
"Hoje marca uma ocasião memorável e de grande orgulho para o The Friedkin Group, ao tornarmo-nos os guardiões deste icónico clube de futebol", afirmou Marc Watts, o novo Presidente Executivo.
"Estamos empenhados em liderar o Everton numa nova e empolgante era, tanto dentro como fora do campo. Garantir a estabilidade financeira imediata do clube foi uma prioridade fundamental, e estamos muito satisfeitos por ter alcançado este objetivo. Embora restaurar o Everton ao seu devido lugar na tabela da Premier League leve tempo, hoje (quinta-feira) é o primeiro passo dessa jornada".
O grupo sediado no Texas é liderado por Dan Friedkin e também é proprietário da Roma, da Serie A, com Friedkin a ter, alegadamente, um património líquido de 6,16 mil milhões de libras (7,5 mil milhões de euros).
Friedkin deverá assumir o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Everton, enquanto Watts será responsável pela gestão do clube.
Foi apresentada uma lista de prioridades pelo grupo americano, delineando os seus principais objetivos para o Everton, incluindo o reforço da equipa principal, da academia e da equipa feminina, bem como a melhoria da reputação do clube a nível mundial.
Numa carta aberta, Friedkin expressou o seu orgulho por se tornar o novo acionista maioritário do clube de futebol.
"É com imenso orgulho que dou as boas-vindas a um dos clubes de futebol mais históricos de Inglaterra à nossa família global, The Friedkin Group", afirmou o empresário de 59 anos.
"O Everton representa um legado de orgulho, e é uma honra para nós tornarmo-nos os guardiões desta grande instituição. Embora sejamos novos no clube, compreendemos plenamente o papel vital que o Everton desempenha na cultura local, na história e na vida dos Evertonianos, tanto aqui como em todo o mundo".
"Estamos profundamente comprometidos em honrar este legado, contribuindo de forma positiva para a comunidade, a economia e as pessoas desta cidade notável", finalizou.
O primeiro jogo do Everton sob a nova gestão será contra o Chelsea, no domingo, 22 de dezembro, com a presença esperada de membros do grupo.