Mais

Exclusivo: Agente de Xhaka revela o motivo que levou o médio a rumar ao Sunderland

Xhaka é o capitão do Sunderland esta época
Xhaka é o capitão do Sunderland esta épocaED SYKES / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Quando Granit Xhaka surpreendeu muita gente ao trocar o Bayer Leverkusen, o antigo campeão da Bundesliga, pelo Sunderland, recém-promovido à primeira divisão, neste verão, as sobrancelhas levantaram-se por toda a Europa.

Como é que um dos médios mais experientes da Europa, acabado de competir por títulos na Alemanha, trocaria o futebol da Liga dos Campeões por uma potencial luta contra a despromoção em Inglaterra?

Para encontrar as respostas, o Flashscore falou em exclusivo com o agente de Xhaka, Jose Noguera, que esclareceu as motivações por detrás da mudança e a visão que convenceu o seu cliente a aceitar um dos desafios mais ousados da sua carreira.

- O que levou Xhaka a deixar o Bayer Leverkusen depois de um período de sucesso?

- Ao fim de dois anos, Xhaka precisava de um novo desafio. Era essa a sua convicção.

- Como é que o Sunderland o convenceu, qual foi a proposta?

- A primeira conversa foi ao telefone com o proprietário, Kyril Louis-Dreyfus, que também é suíço e muito jovem. Xhaka estabeleceu uma ligação muito boa com Louis-Dreyfus e adorou a visão que lhe foi apresentada.

- Em que altura é que o Xhaka soube do interesse do Sunderland e com que rapidez é que as coisas evoluíram?

- Kyril Louis-Dreyfus telefonou diretamente a Xhaka e perguntou-lhe se estaria interessado em juntar-se ao projeto do Sunderland com ele. O Xhaka encaminhou-o para mim, o seu agente, e as conversações começaram.

- Houve interesse de clubes da Premier League ou da Liga dos Campeões pela contratação de Xhaka?

- Xhaka teve muito interesse de clubes da Premier League e da Liga dos Campeões e recusou três grandes ofertas para se juntar ao Sunderland neste verão.

- Em que medida é que o projeto e as ambições futuras do Sunderland influenciaram a sua decisão?

- O Xhaka está normalmente em clubes em que o que interessa é a Liga dos Campeões, os títulos de campeão, as finais das taças, etc. No entanto, ele queria experimentar algo novo porque quer tornar-se treinador no futuro. Por isso, vê isto como uma nova experiência para aprender.

- Que papel desempenhou a família de Xhaka na sua decisão de se juntar ao Sunderland?

- A família de Xhaka desempenhou um papel muito importante na sua ida para o Sunderland. Quando a mulher e os três filhos se mostraram dispostos a ir com ele, ele concordou porque a família é muito importante para ele.

- Como é que ele vê a Premier League em comparação com a Bundesliga?

- O futebol em Inglaterra é jogado a um nível muito elevado. É mais sobre o aspeto físico e talvez menos sobre o aspeto técnico. Muitos grandes jogadores chegam a Inglaterra e percebem que precisam de melhorar o seu nível e, muitas vezes, precisam de tempo para se adaptarem."

Owuraku Ampofo
Owuraku AmpofoFlashscore News