Já passou mais de um mês desde que Rodrygo foi apontado internamente como um verdadeiro alvo de transferência, e o facto de o Arsenal continuar na conversa mostra até que ponto o clube está a progredir. O Arsenal pode ainda não ter conquistado os maiores prémios com Mikel Arteta, mas a sua ascensão na Europa é clara - e este é o tipo de transferência que agora acreditam poder fazer.
A compra de Declan Rice, no verão de 2023, por 123 milhões de euros, não foi um caso isolado. A estratégia do Arsenal consiste em pagar preços elevados por jogadores que acreditam oferecer algo único. E essa mesma lógica se aplica a Rodrygo.
Quando o diretor desportivo Andrea Berta começou a estudar a possibilidade de concretizar o negócio, a questão inicial no clube era simples: será que vamos mesmo conseguir? A resposta é afirmativa. Se o Real Madrid estiver aberto a isso, pelo menos.
O receio inicial do Arsenal era que o Madrid exigisse perto de 100 milhões de euros, mas parece que Rodrygo poderia estar disponível por menos de 80 milhões de euros. As fontes acreditam que o valor estaria ao alcance financeiro do Arsenal, desde que a estrutura do negócio fosse correta.
O Arsenal admira Rodrygo pelo seu óbvio brilhantismo técnico, mas também gosta da sua experiência em grandes jogos e da sua capacidade de definir o jogo.
Espaço limitado para Rodrygo
O Real Madrid está a ponderar as suas próprias opções e a sensação crescente é que este pode ser o momento de vender. Jude Bellingham, Kylian Mbappe, Vinicius Junior, Federico Valverde, Arda Guler e Endrick farão todos parte da equipa principal na próxima época. O espaço para Rodrygo é limitado, e Xabi Alonso já fez saber que quer outro médio, pelo que uma grande venda ajudaria a financiar esse reforço.

No Mundial de Clubes, o alarme soou quando Rodrygo não jogou um minuto sequer contra o Pachuca. O próximo jogo, na quinta-feira, deve ser observado com atenção. Se ele for novamente preterido, as conversas sobre a sua saída vão ganhar força.
O Arsenal também está de olho em outras opções, mas está convencido de que um atacante de alto nível para a faixa esquerda será fundamental para a continuidade da equipe. Gabriel Martinelli e Leandro Trossard são jogadores de valor no plantel, mas o Arsenal precisa de alguém de elite que possa abrir as defesas e aliviar a pressão sobre Bukayo Saka no flanco oposto.
O Arsenal também ainda está à procura de um atacante, com decisões pendentes sobre Benjamin Sesko e Viktor Gyökeres - qualquer um deles teria um custo significativo. Mas se o valor de Rodrygo ficar entre 70 e 80 milhões de euros, o clube considera que é um bom valor quando comparado aos níveis atuais do mercado da Premier League. As recentes avaliações de Bryan Mbeumo, Matheus Cunha e Florian Wirtz corroboram essa linha de pensamento.
Salário importante
As condições pessoais não deverão ser um problema. A estrutura salarial do Arsenal tem vindo a aumentar, com Gabriel a ser recentemente vinculado a melhores condições e com os novos contratos de Saka e William Saliba a ultrapassarem oss 300 mil euros por semana. Rodrygo estaria nesse patamar.
No entanto, o tempo continua sendo uma variável fundamental. Não há um momento fixo para a abertura do negócio - então o Arsenal pode esperar?
Embora os Gunners esperem que a situação se esclareça após o fim da campanha do Real Madrid no Mundial de Clubes, é possível que o assunto se prolongue até à pré-época e depois. Se o Arsenal esperar e, mesmo assim, perder completamente a oportunidade, terá de reagir ao que resta no mercado.
Acredita-se que Berta tenha outras opções na manga, caso tenha de desistir do sonho de Rodrygo, mas parece haver uma firme convicção dentro do clube de que vale a pena esperar.
