Os campeões da Premier League, o Liverpool, estão a protagonizar uma temporada notoriamente má, estando já fora da Taça da Liga Inglesa e a 14 pontos do líder do campeonato, o Arsenal.
O treinador Arne Slot pode ter conduzido o clube ao título na época passada, mas neste momento está sob enorme pressão, já que a sua equipa continua a desiludir os adeptos.
Porque é que o Liverpool colapsou esta época?
Os Reds investiram cerca de 500 milhões de euros no mercado de verão, mas as suas contratações ainda não se destacaram sob o comando de Arne Slot, que muitos consideram estar a lamentar a saída de tantos jogadores de topo, que ajudaram o clube a conquistar o seu 20.º título de Liga.
Jeff Stelling foi anunciado como novo embaixador da marca OLBG, o que irá resultar no lançamento do novo podcast The Jeff Stelling Show em todas as plataformas.
Em declarações exclusivas ao Tribal Football, Stelling abordou o Liverpool e os fatores que podem ter prejudicado a época do clube até agora.
“Não sei. Apostei neles para vencerem a Liga no ano passado, ainda antes de a bola começar a rolar em agosto, e estavam a oito ou nove para um. Fiquei radiante porque tinham o campeonato praticamente garantido muito cedo. Acho que as pessoas esquecem-se de que já tinham o título assegurado com bastante antecedência. E esperava sinceramente que fossem ter outra boa época", afirmou.
“Quando fizeram as contratações, quando conseguiram o Alexander Isak, quando trouxeram o Florian Wirtz, por exemplo, acho que toda a gente pensou que eram excelentes reforços, também o Hugo Ekitike. Estava tudo encaminhado. O que correu mal? Se soubesse, o Arne Slot já me teria ligado, não era? Não sei. É muito difícil. Todos sabemos", acrescentou.
“A história mostra que é incrivelmente difícil conquistar um título e repetir a façanha na época seguinte. Só as grandes equipas conseguem. O Liverpool, claramente, teve muitos problemas. Todos sabemos da trágica perda do Diogo Jota. E isso tem de ter impacto, claro que sim. Mas se olharmos para o impacto dos outros jogadores que também perderam, desde o Trent Alexander-Arnold até às opções ofensivas que saíram. E os que chegaram, sejamos francos, ainda não corresponderam. Simplesmente ainda não conseguiram", disse.
“Se isso se deve ao treinador ou não, não sei. Acho que, neste momento, ainda não há consenso. Sei que muitos adeptos dirão que ganhámos a Liga, mas era a equipa do Klopp. Não tenho tanta certeza. Talvez fosse a equipa do Klopp, mas jogavam de forma diferente do que faziam com o Jürgen. Mas esta época é um enorme teste para o Arne Slot. Não sei de quem é a responsabilidade, se é apenas porque os jogadores demoraram mais a adaptar-se, se saíram os jogadores errados. O Luis Diaz era um dos meus jogadores preferidos. Fiquei surpreendido quando saiu. Ou se o treinador tem novamente culpas, sinceramente, não sei", acrescentou Jeff Stelling.
O Liverpool atravessa uma série de quatro jogos sem vencer na Premier League, mas está invicto desde novembro, altura em que perdeu por 4-1 frente ao PSV Eindhoven. O desempenho sob o comando de Slot tem sido irregular esta época e, apesar de as esperanças no título estarem praticamente perdidas, a equipa mantém-se na Liga dos Campeões e na Taça de Inglaterra, continuando a lutar por mais troféus, algo que não é impossível de alcançar.
