Mais

Exclusivo com Jermaine Defoe: A forma do Sunderland e o jogador que o impressiona no Tottenham

Defoe observa atentamente
Defoe observa atentamenteMartin Rickett / PA Images / Profimedia

Jermain Defoe, uma das grandes figuras da Premier League, elogiou o início impressionante do Sunderland no regresso ao escalão principal, descrevendo as exibições da equipa como “fantásticas”.

Os Black Cats têm dado nas vistas com as suas exibições sólidas na temporada 2025/26 da Premier League, protagonizando um notável regresso após oito anos no Championship.

Sob o comando de Regis Le Bris, o Sunderland somou quatro vitórias e dois empates nos primeiros oito jogos – igualando o melhor arranque de sempre do clube na Premier League – e ocupa atualmente o sétimo lugar da tabela, com 14 pontos.

A invencibilidade no Stadium of Light mantém-se, com uma vitória por 2-0 frente ao Wolverhampton Wanderers na última jornada, graças a um golo de Nordi Mukiele e a um autogolo de Ladislav Krejci.

Defoe, que viveu dois períodos marcantes no Sunderland antes de terminar a carreira em 2022, manifestou a sua satisfação por ver o antigo clube a prosperar novamente.

“Sim, fantástico. Acho que foi um início realmente bom. É uma equipa nova, muito jovem, mas penso que o arranque que tiveram é (positivo),” afirmou Defoe ao Flashscore numa entrevista sem rodeios.

“Sim, se alguém dissesse no início da época que o Sunderland teria este arranque, acho que todos ficariam satisfeitos".

Questionado sobre se os bicampeões da Taça de Inglaterra podem terminar nos cinco primeiros esta época, o antigo internacional inglês, autor de 162 golos na Premier League ao longo de uma carreira brilhante, respondeu: “Acho que só têm de encarar jogo a jogo".

“Acho que não há (...) não penso que haja (... ) é mesmo encarar cada jogo à vez. Mas sim, a equipa tem estado fantástica. Muita energia. E para este clube estar de volta à Premier League, onde merece estar, é incrível também para os adeptos".

O renascimento do Sunderland

Muitos criticaram a nomeação do francês Le Bris como treinador principal do clube em julho de 2024, após o despedimento de Michael Beale devido aos maus resultados.

No entanto, o técnico de 49 anos tem recebido elogios generalizados por ter conduzido a equipa à promoção do Championship na época passada e por impulsionar o excelente momento do Sunderland nesta temporada.

“O treinador é calmo. Se olharmos para ele, para a sua postura, nunca parece preocupado,” continuou.

A forma do Sunderland
A forma do SunderlandFlashscore

“A sua postura é sempre serena, independentemente dos resultados. Até agora, tem corrido muito bem".

Da mesma forma, o internacional suíço Granit Xhaka tem sido uma peça fundamental nos Black Cats desde que chegou do Bayer Leverkusen.

Defoe sublinha que a influência do antigo jogador do Arsenal no plantel, sobretudo no desenvolvimento dos jovens, tem sido enorme e não pode ser subestimada, destacando o seu papel de liderança e experiência como essenciais para o sucesso da equipa.

Acrescentou: “Acho que a sua influência tem sido fantástica para estes jovens jogadores. Penso que os mais novos têm muita sorte em poder contar com alguém assim, que já esteve nos grandes palcos, jogou em grandes clubes".

“Já conquistou um troféu, é o capitão, lidera pelo exemplo. E nota-se pelas suas exibições, estes jovens podem aprender imenso com ele".

O Sunderland tentará prolongar o bom momento na liga quando visitar Stamford Bridge para defrontar o Chelsea de Enzo Maresca na tarde de sábado.

Os Black Cats mantêm-se invictos nas últimas 13 deslocações a Londres para jogos da liga, somando quatro vitórias e nove empates desde a derrota por 2-1 frente ao Fulham em abril de 2018 – a mais longa sequência sem perder na capital.

Análise ao Tottenham de Thomas Frank

Antes de chegar ao Sunderland, Defoe teve três passagens pelo Tottenham Hotspur, formando duplas temíveis com Peter Crouch, Robbie Keane e Dimitar Berbatov.

Defoe partilhou também a sua opinião sobre as perspetivas do Tottenham na Liga dos Campeões sob o comando de Thomas Frank e destacou o jogador do plantel que mais o tem impressionado, refletindo tanto sobre as suas experiências passadas como sobre a atualidade do clube londrino.

“O Tottenham é um clube que tem de estar na Liga dos Campeões. Acho que o Thomas Frank é mais um que, novamente, tem tido um bom início", afirmou Defoe.

Os resultados do Tottenham
Os resultados do TottenhamFlashscore

“A equipa parece estar em excelente forma física e penso que ele compreende bem o seu papel. Defensivamente, têm estado bem porque, na época passada, e até nas duas últimas, o Tottenham era sempre uma das equipas mais entusiasmantes de ver".

“Podiam conceder demasiados golos, mas agora nota-se logo a diferença e o recrutamento foi bem feito".

“(Mohamed) Kudus para mim foi talvez o principal. Queria muito que ele viesse para o Tottenham. Quando conseguiram fechar o negócio, foi fantástico e ele tem sido um dos melhores jogadores da Premier League este ano".

O Tottenham prolongou a sua série invicta na Liga dos Campeões com um empate 0-0 no terreno do Mónaco na quarta-feira.

Segue-se o confronto com o Everton no Hill Dickinson Stadium, no duelo da Premier League de domingo. Os Spurs têm-se mostrado particularmente fortes fora de casa esta época, conquistando 10 dos seus pontos longe do seu estádio – 71% do total.

Historicamente, só por uma vez conseguiram somar 13 ou mais pontos nos primeiros cinco jogos fora na liga, feito alcançado na temporada 2020/21, o que sublinha a eficácia da equipa longe do Tottenham Hotspur Stadium.