Mais

Exclusivo com Meulensteen: "Vejo em Arteta elementos de Wenger, Guardiola e Mourinho"

Mikel Arteta pode precisar de uma mudança de mentalidade para levar o Arsenal ao título da Premier League
Mikel Arteta pode precisar de uma mudança de mentalidade para levar o Arsenal ao título da Premier LeagueMickael Chavet / Zuma Press / Profimedia
Em declarações exclusivas à Tribal Football e ao Flashscore, René Meulensteen, antigo adjunto de Alex Ferguson no Manchester United, falou sobre o treinador do Arsenal, Mikel Arteta, e sobre a sua mentalidade na corrida pelo título, além das comparações com Arséne Wenger e Pep Guardiola.

Arteta tem sido comparado a vários treinadores ao longo dos anos e, depois de um enorme sucesso na transformação do Arsenal em candidatos ao título, Meulensteen foi questionado sobre se é mais parecido com Arséne Wenger, Pep Guardiola ou José Mourinho.

"Consigo ver elementos de Arsène Wenger, Pep Guardiola e José Mourinho em Mikel ArtetaEle aprendeu com os treinadores com quem trabalhou e contra quem jogou. Wenger na forma como fez evoluir os jovens, Mourinho na forma como obtém resultados e Pep na forma como quer que a equipa jogue e como tira o melhor partido dos jogadores", começou por dizer.

"Esteve tão perto de ganhar o título nas duas últimas épocas e teve azar, e também teve azar esta época com as lesões, especialmente ao perder o capitão Martin Odegaard durante muito tempo", acrescentou. 

A forma recente do Arsenal
A forma recente do ArsenalFlashscore

Os gunners ainda não conquistaram o título desde a saída de Wenger em 2018. Muitos especialistas questionaram a mentalidade do espanhol nas grandes finais e corridas pelo título, mas Meulensteen acredita que vão ganhar um troféu se a equipa permanecer calma e focada esta temporada.

"Nas duas últimas épocas, o Arsenal viveu duas grandes desilusões. Mas mostraram uma grande capacidade de recuperação na época passada e estiveram muito perto até aos últimos jogos da época. Esta época, o Arsenal caiu um pouco e sofreu muitas lesões, mas ainda pode dar a volta à situação porque tem muito carácter. A experiência das duas últimas épocas vai ajudá-los", considerou.

"Precisam de manter a calma, não entrar em pânico e esperar que o Liverpool e o Manchester City tropecem, o que lhes permitirá ganhar terreno no topo da tabela. Ainda estamos antes do Natal e faltam muitos jogos. Dito isto, é de esperar que, se perderem mais dois jogos, seria demasiado para recuperar. Têm de esperar que o Manchester City continue a sua queda e que a forma do Liverpool não se mantenha. Não creio que haja uma equipa que fuja na tabela", continuou. 

Nicolas Jover, treinador das bolas parada de Arteta, tem estado no centro das atenções desde há algum tempo, depois de ter sido visto a festejar de forma selvagem após cantos e livres. Meulensteen afirmou que não se tratava de um comportamento estranho, mas sim de um sinal de que o futebol está em constante evolução.

"Tudo evolui no futebol, basta ver as mudanças que ocorreram nos últimos 10 anos. Uma coisa recente são os lances de bola parada e os treinadores de lances de bola parada. Tudo é escrutinado hoje em dia no futebol e se olharmos para as estatísticas de bola parada do Arsenal, elas são muito, muito boas, por isso os adeptos e os meios de comunicação social vão estar mais atentos, o que não acontecia no passado", finalizou.

O Arsenal regressa à competição na Premier League no sábado, ao receber o Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo e Jota Silva, às 15:00.

Acompanhe aqui as incidências do encontro
Acompanhe aqui as incidências do encontroFlashscore