Numa entrevista exclusiva ao Flashscore, Vadim Shablii, fundador da célebre ProStar Football Agency, partilhou ideias sobre a missão da sua agência sediada em Londres e originária da Ucrânia. Desde a sua criação, a ProStar rapidamente se colocou entre as principais agências de futebol a nível mundial, ao identificar, desenvolver e promover jovens jogadores em ligas de elite como a Premier League inglesa e a Serie A italiana.
A visão de Shablii cultivou uma rede de confiança dentro da indústria do futebol, elevando significativamente o perfil dos ucranianos a nível internacional. Atualmente, a ProStar representa talentos notáveis, incluindo Vitalii Mykolenko (Everton), Yehor Yarmoliuk (Brentford) e a estrela emergente Giorgi Sudakov do Shakhtar Donetsk, que está a atrair a atenção de tubaões europeus, além de Mykhailo Mudryk do Chelsea. Só estes jogadores estão avaliados coletivamente em mais de 100 milhões de euros.
Shablii também partilhou ideias sobre o seu próprio percurso de jogador a agente, a gestão estratégica de clientes de alto nível, a janela de transferências de inverno e a influência crescente da ProStar nos principais mercados do futebol.
- Vadim, obrigado por ter dispensado o seu tempo para ser entrevistado pelo Flashscore. Fale-nos mais sobre si, o seu passado e como decidiu entrar no mundo dos negócios do futebol.
Muito obrigado pelo interesse. O futebol faz parte da minha vida desde a minha juventude. Fui jogador e, numa idade precoce, com cerca de 21 anos, apercebi-me de que não tinha as qualidades inerentes aos jogadores de alto nível e não queria contentar-me em ser mediano. No entanto, também não ia abandonar completamente o futebol. Sempre estabeleci objetivos ambiciosos para mim e tentei encarar a concretização de forma extremamente séria. Depois dei por mim a pensar que, ao longo da minha carreira de jogador, tentei sempre ajudar os meus amigos e recomendá-los a diferentes equipas onde tinha conhecidos. Foi por isso que decidi melhorar o formato de simples ajuda e atingir um nível de agente profissional. Embora a concorrência nesta área do mercado do futebol já fosse intensa".
-A ProStar representa vários jogadores ucranianos de topo na Premier League. Como descreveria a missão na promoção do talento ucraniano?
Para nós, enquanto agência de futebol, o jogador deve ter a melhor oportunidade possível para o seu desenvolvimento, independentemente da nacionalidade. Quando falamos especificamente de talentos do futebol ucraniano, a nossa missão é garantir que sejam tão valorizados no mercado europeu como os jogadores das ligas de topo. Estou muito satisfeito por esta atitude ter começado a mudar recentemente e já podemos ver que cada vez mais jogadores com passaporte ucraniano em clubes de topo.
Entre os nossos clientes, há muitos jovens talentos que, tenho a certeza, estão à espera da oportunidade de provar o seu valor e atrair a atenção dos olheiros da Europa. Por exemplo, como provavelmente sabem, o guarda-redes Vladyslav Krapyvtsov juntou-se à equipa principal do Girona este inverno. Esta transferência ocorreu graças ao seu talento e trabalho árduo. Outro exemplo é Artem Smolyakov, sub-21 ucraniano e um dos mais promissores jovens defesas da Ucrânia, que em fevereiro se transferiu da equipa do FC Polissya para uma das melhores equipas da MLS, o Los Angeles FC. Para nós, este é um momento de orgulho tanto para os jogadores como para a agência, uma vez que continuamos a expandir o nosso alcance e a aumentar a nossa cooperação com clubes de todo o mundo.
- Um dos jogadores de topo que representa é Vitalii Mykolenko, que está a viver um período de sucesso sob o comando de David Moyes como novo treinador do Everton. Que conselhos lhe relativamente a potenciais transferências futuras? Está na altura de dar mais um passo em frente na carreira?
Já disputou mais de 100 jogos na Premier League e, em todas as competições pelo Everton, ultrapassou as 114 presenças. Vitalіi está a progredir época após época e a provar que é um jogador importante. Posso dizer que ele já é um jogador estabelecido e completo, com o seu próprio carácter e abordagem, com uma experiência impressionante a jogar contra adversários fortes. Penso que tem uma grande oportunidade de continuar a sua carreira num clube de topo no futuro.
- Outro futuro craque está em formação. Giorgi Sudakov é muito pretendido e vários clubes da Premier League, incluindo o Manchester City, estão interessados em contratá-lo, como confirmou o diretor geral do Shakhtar, Sergiy Palkin (em entrevista ao GOAL). Pode contar-nos mais?
Antes de mais, gostaria de dizer que todos os nossos jogadores são estrelas. Alguns já se afirmaram e jogam ao mais alto nível europeu, enquanto outros estão a caminho de o fazer. Giorgi está muito interessado em jogar num dos principais clubes europeus. Estamos todos abertos a ofertas e, quando chegar o momento certo, tenho a certeza de que Giorgi fará parte de um grande clube. Tanto os clubes da Premier League como os da Serie A há muito que estão interessados nele.
- Há alguma equipa específica da Premier League que se destaque como particularmente adequada às suas capacidades e aspirações de carreira? Por exemplo, Pep Guardiola ou Mikel Arteta poderiam ser os mentores ideais para ele?
Para Sudakov, tal como para qualquer jogador, é importante sentir o apoio e a confiança do treinador; é claro que estes treinadores famosos podem ser os mentores certos. Estou certo de que muitos futebolistas sonham em passar pelo menos uma parte da sua carreira sob a sua direção. Eles são únicos. É impossível não admirar o empenho com que vivem cada jogo da sua equipa.
- Como é que Sudakov encara a potencial mudança para Inglaterra? Se for para a Premier League, espera que cause um impacto imediato ou precisará de tempo para se adaptar?
Atualmente, a janela de transferências para os clubes que estavam interessados está fechada. Ao mesmo tempo, Giorgi continua sob contrato com o Shakhtar e, naturalmente, está concentrado em ser o mais útil possível no seu clube atual. É um futebolista trabalhador e inteligente, pelo que não há dúvida de que em breve o veremos a vestir as cores de uma das melhores equipas da Europa. Quanto à segunda parte, é importante referir que a adaptação é um processo absolutamente normal há uma transferência não só para outro clube, mas também para outro campeonato. Tudo muda na vida. E, naturalmente, é necessário algum tempo para que a sinergia com a nova equipa e as exigências do novo treinador se façam sentir.
Naturalmente, muito depende do clima dentro da equipa e do apoio que o treinador principal dá ao recém-chegado. Alguns jogadores adaptam-se muito rapidamente, enquanto outros precisam de mais tempo. É tudo muito individual. No entanto, nós, enquanto agentes, estamos sempre prontos a apoiar e a ajudar um jogador a instalar-se num novo local, para que os seus pensamentos se concentrem apenas no futebol e na nova equipa.
Outros talentos ucranianos
- Para além de Giorgi Sudakov, a ProStar representa vários outros talentos da Ucrânia. Quem vê como os próximos grandes nomes a ter em conta, como Artem Bondarenko e Volodymyr Brazhko?
Artem Bondarenko e Voldymyr Brazhko são jogadores com potencial de crescimento e desenvolvimento significativo. Atraem a atenção de equipas de várias ligas europeias, tal como o Vladyslav Vanat, por exemplo. Esta é uma geração jovem de futebolistas talentosos que demonstram boa técnica e pensamento tático, têm boas caraterísticas físicas e todas as qualidades necessárias para ter sucesso ao mais alto nível.
- Volodymyr Brazhko foi recentemente ligado a clubes como Betis, Girona e Feyenoord. Que fatores podem influenciar o Dínamo de Kiev a libertá-lo e que liga acha que melhor se adequa ao seu estilo?
Brazhko é um jogador versátil, capaz de se adaptar a diferentes estilos e, por isso, já provou o seu valor em muitos campeonatos. No entanto, não é apenas um jogador importante para o Dínamo; é também um jogador formado na academia e agora é necessário para a equipa, que tem a ambição de se tornar campeã da Primeira Liga esta época. É por isso que o contrato com o Dínamo foi prolongado até 2029. Ao mesmo tempo, estou certo de que o interesse dos gigantes do futebol europeu em Volodymyr continuará a ser forte durante a próxima janela de transferências de verão.
- O Dínamo de Kiev formou Andriy Shevchenko, um dos melhores avançados do mundo. Acredita que Vladyslav Vanat, de 22 anos, com 14 golos e 7 assistênicas em 2023/24 pelo Dínamo de Kiev, tem potencial para repetir esse sucesso?
Sim, tem toda a razão. Vladyslav Vanat foi o melhor marcador da época passada e agora está novamente a liderar a tabela, tendo marcado 12 golos em 19 jogos (à data da entrevista). Não o compararia com Andriy Shevchenko, um jogador de classe mundial, porque cada jogador é único e talentoso à sua maneira, especialmente porque o futebol mudou muito nos últimos anos e tornou-se mais dinâmico e técnico. Por vezes, é uma batalha de tácticas, outras vezes é uma batalha de resistência e rapidez de decisão. Em todo o caso, penso que Vladyslav demonstra um desempenho estável e de grande qualidade. Tem um bom pensamento tático e uma boa compreensão do jogo, o que o ajuda a marcar muitos golos no campeonato. A elevada eficácia numa idade jovem é um bom sinal. Se mantiver o ritmo atual de progressão, tem todas as hipóteses de se tornar um avançado forte e notável.
- Com os rumores de interesse de clubes da Serie A como o Inter de Milão e a Lazio, vê Vladyslav Vanat a seguir as pisadas de Shevchenko e a mudar-se para Itália, ou acha que o seu estilo é mais adequado ao ritmo e à fisicalidade da Premier League?
Quanto mais jovem for o jogador, mais fácil será para ele integrar-se e ajustar-se ao estilo de jogo necessário para a equipa. Vanat pode jogar com sucesso tanto na Serie A como na Premier League. A sua transferência para uma ou outra liga dependerá do clube que lhe oferecer as melhores condições de desenvolvimento e a melhor oportunidade de concretizar o seu potencial. Além disso, as condições do potencial clube devem satisfazer os requisitos da sua atual equipa, o Dínamo de Kiev.
Futuro da ProStar
- Como é que o ProStar mantém relações estreitas com os clubes da Premier League e qual a importância disso para futuras transferências?
Os nossos futebolistas já jogam em clubes de topo da Premier League e temos de continuar e expandir esta cooperação. Gostaria também de referir que os nossos jogadores participam frequentemente em testes com clubes do campeonato. Esta tendência é também muito agradável. A Premier League é um campeonato sério - é uma montra mundial que atrai constantemente a atenção de clubes e olheiros de todo o mundo. É uma honra para nós cooperar com estas equipas.
- Quais são as suas expectativas para a ProStar nos próximos anos em termos de representação de talentos e expansão do mercado? O Shakhtar Donetsk ganhou reputação por levar talentos brasileiros, que teve um grande impacto na qualidade e visibilidade internacional da liga. Têm planos de expandir o alcance no Brasil, considerando sua riqueza de talentos, e pretendem trazer mais jovens brasileiros para a Ucrânia ou outras ligas europeias?
A política de transferências e o vetor de desenvolvimento do clube nesta área diferem da forma como estão organizados numa agência de futebol. O Shakhtar tem tido uma experiência muito bem sucedida de trabalho com futebolistas brasileiros. Este mercado é incrivelmente rico em jovens jogadores talentosos, mas agora mudou, tal como o custo dos jogadores. Trata-se de um ecossistema diferente. Muitos jogadores talentosos de toda a América do Sul tentam mudar-se para a Série A brasileira para serem notados pelos olheiros dos principais campeonatos.
Temos agentes especializados no mercado do futebol brasileiro, pelo que estamos a trabalhar para melhorar as nossas atividades nesta região. Os nossos agentes que trabalham no Brasil falam português, estão próximos e compreendem a cultura dos jogadores destes países. É importante não só negociar bem, mas também compreender a mentalidade dos jogadores, as suas necessidades e os seus valores.
Em geral, todas as agências de futebol trabalham de forma diferente; algumas concentram-se mais em mercados individuais, assumindo posições de liderança nos mesmos, enquanto outras, pelo contrário, querem ter os seus próprios escritórios de representação em muitos países sem ter um grande número de jogadores em cada um deles. A nossa equipa ProStar está interessada em aumentar a visibilidade e a importância da empresa a nível europeu, demonstrando a nossa competência e fiabilidade e criando confiança com clubes e jogadores em novos mercados de futebol.