Os Gunners seguem firmes na sua candidatura ao título da Premier League após uma vitória difícil sobre o Tottenham no Emirates Stadium, na quarta-feira à noite.
Depois de ter estado inicialmente em desvantagem com o golo inaugural de Son Heung-Min, a equipa de Mikel Arteta lutou para garantir os três pontos com o golo contra de Dominic Solankee um golo de Leandro Trossard.
Com o resultado, o Arsenal subiu para o segundo lugar na classificação, agora a apenas quatro pontos do líder Liverpool, que tem um jogo a menos.
Apesar de não descartar a possibilidade de os Gunners desafiarem os Reds e acabarem com a espera de 21 anos, o ex-atacante do Middlesbrough e do Everton acredita que o clube precisa de mais poder de fogo no ataque para que isso aconteça.
"Esta época está a revelar-se bastante difícil. Quando olhamos para o desempenho do Liverpool, vemos que está a perder pontos pouco a pouco. É uma oportunidade para o Arsenal capitalizar isso. Vimos nas últimas épocas - no ano passado, há dois anos e há três anos - o Arsenal a pressionar o Manchester City. Neste momento, o City não está na melhor forma, está a passar por dificuldades", disse Ayegbeni ao Flashscore.
"Para o Arsenal (ganhar o campeonato), é só uma questão de arranjar um avançado. Quando o fizerem, acredito que podem pressionar o Liverpool até ao fim", sustentou.
Com Bukayo Saka afastado por lesão, o Arsenal está à procura de reforços para suprir a ausência do seu astro. O jogador de 23 anos foi operado a uma lesão no tendão de Aquiles e deve ficar fora de ação até março.
A lista de lesões do Arsenal continua a crescer, com Riccardo Calafiori, Takehiro Tomiyasu, Ethan Nwaneri e Ben White já afastados. Apesar disso, "The Yak" está confiante de que a abordagem tática de Arteta pode suportar a pressão da corrida pelo título.
"Dá para ver a maneira como eles controlam a posse de bola. Com (William) Saliba e Gabriel na defesa, eles são muito sólidos defensivamente. A única coisa que lhes falta é um jogador que marque golos de forma consistente. Acredito que se conseguirem um número nove sólido que consiga finalizar as oportunidades, têm potencial para ganhar a liga", considerou Yakubu.
"Neste momento, porém, parece um pouco fora de alcance com o bom desempenho do Liverpool. Mas, se resolverem o problema dos golos, penso que poderá ser suficiente para um verdadeiro desafio. Além disso, as lesões fazem parte do jogo e, embora alguns dos seus principais jogadores possam ser afastados às vezes, é crucial ter outros prontos para dar um passo à frente e entregar", completou.
Mais tempo para brilhar
Alguns adeptos do Arsenal estão a ficar impacientes com o fracasso de Arteta em conquistar títulos importantes, apontando as grandes ambições do clube e o tempo que o espanhol teve para montar o plantel desde que sucedeu Unai Emery.
No entanto, o antigo internacional nigeriano acredita que o progresso demonstrado pelo seu antigo colega de equipa do Everton é claro e que a paciência é vital para alcançar um sucesso duradouro, em vez de os adeptos pedirem o seu despedimento.
"Arteta foi incrível. Tive o privilégio de jogar ao lado dele. Era um jogador fantástico, sem dúvida um dos melhores com quem já joguei", disse Ayegbeni.
"A sua capacidade de ler o jogo era notável. Não me surpreende que se tenha tornado treinador - é incrivelmente inteligente no que diz respeito ao futebol. Além disso, é uma pessoa verdadeiramente fantástica. Já lá está há cinco anos. Se olharmos para o Liverpool, quando (Rafael) Benítez estava no comando, (Jurgen) Klopp veio depois dele. Os Reds demoraram anos a ganhar o campeonato, depois de uma espera de 30 anos", atirou.
"Acredito que Arteta pode conseguir. Só porque o Arsenal não está no topo neste momento, não significa que ele não esteja a fazer um bom trabalho. Não há necessidade de o despedir. Deviam dar-lhe mais uma época, mais uma oportunidade. Se conseguirem um avançado, acredito mesmo que têm potencial para ganhar a liga", rematou.
