Mais

Exclusivo Flashscore: Ambição e oportunidade convenceram Kudus a rumar ao Tottenham

Kudus a jogar pelo West Ham contra o Manchester United
Kudus a jogar pelo West Ham contra o Manchester UnitedČTK / imago sportfotodienst / Conor Molloy
A festa ainda mal havia assentado em Bilbao quando Daniel Levy tomou a sua decisão. Menos de uma semana depois da vitória do Tottenham sobre o Manchester United, na Liga Europa, o presidente do clube disse aos dirigentes que queria fazer uma contratação de peso para o ataque.

Na época, as discussões concentravam-se principalmente no futuro de Ange Postecoglou. Mas, com o fim da seca de troféus, o presidente decidiu que tentaria continuar a impulsionar o plantel.

Seis semanas depois, o Tottenham acertou a contratação de Mohammed Kudus.

Com o novo treinador Thomas Frank no comando, os Spurs querem mostrar um perfil implacável e ambicioso. Esses dois fatores ajudaram a atrair Kudus do rival West Ham para o outro lado de Londres, enquanto os detalhes por trás de uma das negociações mais significativas do verão de 2025 começam a surgir.

O jogador ficou fascinado pelo projeto nas últimas duas semanas, e os Hammers tiveram de aceitar a sua perspetiva, à medida que as negociações se aceleravam.

Momento significativo

Num artigo do Flashscore de 25 de junho, revelámos como Kudus e o West Ham tinham objetivos diferentes quando se tratava de resolver o seu futuro.

O astro ganês almejava uma transferência para um clube que disputasse a Liga dos Campeões, enquanto o West Ham só queria dar prioridade a qualquer negócio que trouxesse fundos significativos para ajudar a aliviar a pressão financeira.

O radar de Kudus no West Ham
O radar de Kudus no West HamOpta by StatsPerform

No dia seguinte à publicação do artigo, o Tottenham fez sua investida, tentando compensar o facto de ter deixado passar as potenciais contratações de Antoine Semenyo, Bryan Mbeumo e Eberechi Eze.

Os adeptos temiam o pior. Havia a percepção de que os Spurs não estavam a mostrar vontade suficiente para contratar.

Christian Norgaard, Rooney Bardghji, Rayan Cherki, Angel Gomes e Johnny Cardoso optaram por outras mudanças, apesar de estarem no radar do Tottenham.

A contratação de Kudus é um momento importante, que pretende mostrar ambição e dar aos adeptos um novo sentimento de otimismo.

Figura central

Kudus tinha uma cláusula de rescisão de 90 milhões de euros no seu contrato, mas os Spurs vão pagar 60 milhões pelos seus serviços. 

O Chelsea está desapontado por perder Kudus, depois de ter feito uma oferta antecipada por ele no final da época, que envolveu a troca de três dos seus próprios jogadores. O Chelsea estava a considerar uma nova abordagem para a próxima semana.

Kudus foi conquistado pela visão, ambição do Tottenham e pela oportunidade de ser uma figura central. E sempre houve preocupações pessoais discretas de que o Chelsea não poderia oferecer a mesma garantia de minutos, papel e destaque.

De repente, os Spurs têm uma real capacidade de atrair talentos e conseguiram convencê-lo de que podem fazer uma tentativa genuína de ganhar mais títulos - incluindo a Premier League e a Liga dos Campeões.

Kudus já tinha recusado a perspetiva de um grande salário na Arábia Saudita. Apesar dos contactos, as potenciais transferências para o Bayern de Munique, o Arsenal e o Newcastle não avançaram.

Kudus comprometeu-se pessoalmente a jogar ao mais alto nível possível na nova época. Depois de um ano de frustrações no West Ham, o Tottenham rapidamente o convenceu do seu projeto.

Os Hammers nem sempre ficaram convencidos com a abordagem do Tottenham ao negócio, mas Levy sabia que Kudus queria sair e suspeitava que o clube precisava de fechar um negócio rapidamente para poder começar a planear a próxima época com Graham Potter.

Os Spurs acreditam que podem tornar-se numa potência do futebol inglês com Kudus a bordo e com outras contratações a seguir.

Kudus quer tornar-se o talismã da equipa e a sua primeira oportunidade de impressionar num jogo competitivo deverá ser a final da Supertaça Europeia contra o Paris Saint-Germain.

Dean Jones
Dean JonesFlashscore