Mais

Exclusivo Flashscore: Jordan Ayew fala sobre o futuro do Leicester e o legado duradouro de Vardy

Jordan Ayew falou ao Flashscore sobre o seu futuro no Leicester
Jordan Ayew falou ao Flashscore sobre o seu futuro no Leicester CTK / imago sportfotodienst / Graham Hunt

O capitão do Gana, Jordan Ayew, continua indeciso quanto ao seu futuro no King Power Stadium, após a despromoção do Leicester City ao Championship.

Depois de seis temporadas no Crystal Palace, o astro africano chegou aos Foxes em agosto de 2024, com um contrato de dois anos, no valor de cerca de 5 milhões de libras.

No entanto, na sua primeira época com os antigos campeões da Premier League, a equipa de Ruud van Nistelrooy foi despromovida para a segunda divisão inglesa, depois de vencer apenas seis dos seus 38 jogos.

Além da queda para a segunda divisão - a segunda despromoção em três épocas -, o Leicester estabeleceu um novo recorde na primeira divisão inglesa, ao passar nove jogos consecutivos em casa sem marcar golos, batendo o recorde anterior do Manchester City, que era de oito golos na época 2006/07 da Premier League.

O astro ganês ainda está a tentar entender o que deu errado com os Foxes, apesar de mostrar lampejos de brilhantismo antes da campanha de 2024/25.

"Não tive tempo para refletir, preciso de ir de férias, sentar-me e, nos próximos dias, preciso de tempo para refletir sobre toda a época", disse Ayew ao Flashscore.

"Mas, para já, não posso dizer o que correu mal. É o que é, a ação está feita, é passado, e não se pode mudar nada. Seguimos em frente", acrescentou.

O ex-avançado do Marselha e do Aston Villa tem sido alvo de especulações sobre a possibilidade de deixar o clube de East Midlands em busca de um lugar na primeira divisão, apesar de ainda ter um ano de contrato.

Quando questionado sobre a verdade por trás dos rumores, Ayew afirma que não tem pressa para tomar uma decisão sobre o seu futuro.

"Ainda tenho mais um ano de contrato e preciso ir de férias para ver o que vai acontecer. Quando se chega a este nível, não se pode decidir demasiado cedo, porque ficar é uma opção e sair também é uma opção, mas estou feliz lá (no Leicester). Só quero jogar futebol e divertir-me porque é isso que me faz feliz", revelou.

Os números de Jordan Ayew
Os números de Jordan AyewFlashscore

A versatilidade de Ayew permitiu que o avançado atuasse em várias funções ofensivas sob o comando do técnico Van Nistelrooy, dando importantes contribuições, tanto como titular quanto a sair do banco.

A sua experiência e adaptabilidade acrescentaram uma profundidade crucial à linha da frente do Leicester City, uma vez que fez 36 jogos em todas as competições e marcou seis golos ao longo da época.

O Leicester City já está a preparar-se para a vida no Championship, mas vai fazê-lo sem o lendário avançado Jamie Vardy, bem como sem Danny Ward e Daniel Iversen, que terminam os seus contratos.

Para além da saída do trio, o plantel está a ser alvo de uma grande reformulação, com a possível saída do treinador neerlandês.

Ayew presta homenagem ao ídolo Vardy

O capitão do Gana também prestou uma homenagem sincera ao seu antigo companheiro de equipa no Leicester, Jamie Vardy, que deixou o clube após 13 anos.

Durante a sua passagem pelo clube, Vardy conquistou dois títulos do Championship, um Community Shield, a Taça de Inglaterra e o triunfo na Premier League em 2015/16, sendo reconhecido como o melhor jogador da história dos Foxes.

Questionado se o clube teria um avançado como o antigo internacional inglês, Ayew disse: "Há sempre um começo e um fim. Ele fez um trabalho maravilhoso para o clube, para a Premier League e para o mundo inteiro."

"Ganhar a Premier League naquela altura, em 2016, foi inesperado. Ele fez o que tinha de fazer e decidiu que o seu tempo tinha acabado.  Merece tudo de bom, porque é um bom rapaz e uma pessoa adorável. Sinceramente, gostei muito do tempo que passei com ele. É uma pena que tenha acabado assim. Há coisas que não se podem controlar pessoalmente; desejo-lhe tudo de bom", concluiu.