O treinador italiano, conhecido pela sua filosofia ofensiva e baseada na posse de bola, assumiu o comando dos Seagulls a meio da época 2022/23 e reconheceu imediatamente as capacidades únicas de Lamptey.
Sob a tutela de De Zerbi, o defesa versátil floresceu, prosperando no sistema de laterais do Brighton, que exigia igual compromisso com as responsabilidades ofensivas e defensivas.
A abordagem meticulosa do treinador ao jogo posicional e a flexibilidade tática complementaram na perfeição a capacidade de Lamptey para se destacar em várias funções na linha defensiva e no meio-campo, permitindo-lhe mostrar o seu ritmo, capacidade de drible e movimentos inteligentes.
"De Zerbi é um treinador fantástico, taticamente faz-nos ver o futebol de um ponto de vista diferente e estou grato por ter tido diferentes treinadores com quem aprender, porque como jogador é isso que aprendemos com as nossas experiências e tentamos acrescentar o máximo possível ao nosso jogo", disse Lamptey ao Flashscore.
Apesar de a equipa se ter qualificado para a Europa pela primeira vez na sua história, o antigo treinador do Sassuolo deixou os Seagulls no final desta época. Lamptey acrescentou que gostou do tempo que passou com o treinador de 45 anos.
"A forma como ele via o jogo era diferente e jogámos um futebol fantástico, por isso gostei muito do tempo que passei com ele e tentei usar as experiências que me deu para melhorar o meu jogo e tornar-me um melhor jogador", referiu.
Ao longo da sua carreira, Lamptey desempenhou várias funções diferentes. Na última temporada, sob o comando de De Zerbi, o ganês atuou predominantemente como lateral-esquerdo, com liberdade para avançar e apoiar o ataque.
Os seus dois melhores jogos foram como lateral-esquerdo contra o Manchester United, em Old Trafford, e depois contra o Marselha na Liga Europa, onde fez duas assistências e uma assistência, respetivamente.
"Sou um jogador que sempre jogou em diferentes posições, desde as camadas jovens até à equipa principal. Já joguei na esquerda, na direita e no meio, por isso, onde quer que seja colocado para ajudar a equipa, não tenho muitos atributos diferentes que possam ajudar sempre que estou em campo, por isso estou apenas concentrado do trabalho que tenho pela frente e no que o treinador me diz. Garantir que a equipa obtém os resultados, por isso, seja qual for a posição em que me coloquem, fico mais do que feliz por trabalhar para a equipa", vincou.
A versatilidade de Lamptey tem sido um trunfo valioso para o Brighton, com o jovem defesa a adaptar-se perfeitamente às exigências de um defesa direito tradicional ou numa posição mais avançada na ala direita. O seu ritmo alucinante e capacidade de drible fazem dele uma ameaça potente para o ataque, capaz de esticar as defesas e de fazer cruzamentos perigosos para a área.

No entanto, Lamptey também tem demonstrado uma ética de trabalho e uma consciência defensiva louváveis quando é encarregado de responsabilidades mais defensivas na lateral.
"Do ponto de vista tático, treinadores diferentes pedem coisas diferentes. Jogar a defesa ou a ala direito tens de defender e atacar, ter o motor para subir e descer para ajudar a equipa no último terço, mas também ser sólido defensivamente e eu gosto disso porque gosto de avançar, mas também gosto de defender. Desafio os dois lados e estou ansioso pela tarefa que tenho pela frente", explicou.
"Qualquer que seja a posição em que me colocam, parece que gosto ainda mais dela, por isso não sei. Há jogos em que perdemos a bola e jogamos muito à frente, outros em que avançamos a partir de trás", acrescentou.
Os adeptos do Brighton vão recordar para sempre a passada época, porque tiveram a oportunidade de jogar futebol europeu pela primeira vez. Apesar de não ter conseguido uma vitória nos dois primeiros jogos da Liga Europa, o clube terminou com uma boa campanha, vencendo os quatro jogos restantes para chegar à fase a eliminar. A Roma revelou-se demasiado forte para os homens de De Zerbi, que foram eliminados nos oitavos de final.
Lamptey esteve em campo nos dois jogos contra a Roma, que o clube perdeu por 5-1 no resultado agregado, mas admite que a experiência foi inesquecível.
"Jogar na Europa pela primeira vez com o Brighton foi uma experiência fantástica para o clube, para os adeptos e para todos, e esperamos voltar a jogar", afirmou.
As ambições do Brighton para a próxima temporada foram reforçadas com a chegada de Ibrahim Osman, um extremo que custou 20 milhões de euros, vindo do Nordsjaelland da Dinamarca. O jogador de 19 anos teve uma campanha de sucesso na última temporada, marcando 10 golos e fazendo 8 assistências, mostrando faro para o golo e a criatividade a partir dos flancos.
Lamptey, que já é um jogador experiente no plantel do Brighton, conhece bem o talento de Osman.
"Sabes que Ibrahim Osman é um jogador muito bom. É jovem, mas é muito bom, é trabalhador, por isso estou muito entusiasmado por recebê-lo no plantel. Já falámos sobre isso no último estágio (pelo Gana). É um bom rapaz e acho que se vai sair bem, por isso vou ajudá-lo e ele só terá de desfrutar do futebol", apontou.
Depois de uma época 2023/24 marcada por lesões, em que Lamptey falhou 31 jogos em todas as competições, está mais ansioso do que nunca por deixar a sua marca na próxima temporada.
"Tenho de descansar primeiro porque a época acabou de terminar, mas depois de uma pequena pausa, vou concentrar-me em voltar a jogar o maior número de jogos possível na próxima época", afirma Lamptey com uma determinação inabalável.
A ambição do defesa do Brighton é clara: "Garantir que atinja os meus objetivos e, obviamente, ajudar a equipa, mas pessoalmente ter uma boa temporada tanto no clube como pelo país".
Depois de ter sido privado de tempo de jogo consistente, sem culpa própria, Lamptey parece estar focado em restabelecer-se como um jogador-chave para o Brighton, ao mesmo tempo em que cimenta o seu lugar na seleção do Gana.
Com a perspetiva de ter uma pré-épocacompleta e trabalhar com um novo treinador, todos os ingredientes estão reunidos para que o versátil defesa lute pelo seu lugar e mostre as habilidades semana após semana. " Estou muito ansioso e espero que seja uma boa temporada", conclui Lamptey, que tem como meta uma campanha de sucesso em 2024/25 sem lesões.
